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Aplicação do controle interno de qualidade em laboratórios de análises clínicas.

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dc.creator SANTOS, Wagner Freire dos
dc.date.accessioned 2020-01-28T14:14:56Z
dc.date.available 2020-01-28T14:14:56Z
dc.date.issued 2019-10-14
dc.identifier.citation Santos, Wagner Freire de. Aplicação do controle interno de qualidade em laboratórios de análises clínicas.2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4641
dc.language por
dc.publisher UNIVERSIDADE CESUMAR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto
dc.subject Controle interno pt_BR
dc.subject Indicadores de qualidade pt_BR
dc.subject Laboratórios de análises clínicas pt_BR
dc.title Aplicação do controle interno de qualidade em laboratórios de análises clínicas. pt_BR
dc.type TCC pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMELOSSI, Ana Carolina Neves
dc.description.resumo O controle de qualidade reúne um conjunto de procedimentos implementados por uma empresa a fim de garantir a excelência nos produtos e serviços por ela oferecidos. Neste artigo, o tema central foi o controle de qualidade, tomando-se como contexto específico a realidade dos laboratórios de análises clínicas. Ao longo do estudo, aborda-se sobre as diretrizes que definem as exigências para adequações relativas ao funcionamento de laboratórios de análises clínicas; destaca-se ainda sobre o controle de qualidade como uma forma de criar valor para o cliente, por meio do contínuo aperfeiçoamento de recursos humanos e materiais envolvidos nos procedimentos. A justificativa para a realização do estudo vem do fato de que os laboratórios necessitam utilizar-se de indicadores de qualidade, a fim de cumprirem as exigências legais e buscarem a excelência na prestação de serviços dispensados a seus clientes. O objetivo geral foi avaliar a importância da utilização de ferramentas de controle interno de qualidade nos laboratórios de análises clínicas. O método utilizado na pesquisa foi a revisão bibliográfica com o levantamento de artigos sobre o tema em bases de dados. Os resultados demonstram que a competitividade de uma empresa do ramo no mercado depende da sua capacidade de adoção de indicadores de qualidade como forma conferir uma confiabilidade cada vez maior nos resultados liberados. Uma gestão que vise a incorporação da tecnologia no processo analítico, a utilização de materiais de qualidade e a formação contínua dos colaboradores na busca de práticas laboratoriais adequadas são formas de reduzir possibilidades de ocorrência de erros.
dc.publisher.country Brasil
dc.publisher.initials UNICESUMAR


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