DERHUN, Flávia Maria; CASTRO, Vivian Carla de; SCOLARI, Giovana Aparecida de Souza; BORGHI, Ana Carla; SALES, Camila Cristiane Formaggi; CARREIRA, Lígia
Abstract:
O objetivo deste estudo foi descrever o padrão de consumo de medicamentos por idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, realizado por meio de dados provenientes das prescrições médicas de idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos da cidade de Maringá-PR-Brasil. Os dados foram coletados em maio de 2013, período em que a instituição possuía 88 idosos residentes. Observou-se prevalência de polifarmácia na prescrição de 93,18% dos idosos, e ainda o uso de em média 7,15 medicamentos/idoso.
Os medicamentos mais usados foram para as intercorrências do Sistema Nervoso. Verificou-se a presença de medicamentos considerados impróprios para idosos. Espera-se que este estudo proporcione subsídios para os profissionais de saúde, a fim de que promovam o uso racional de medicamentos para os idosos institucionalizados.