Abstract:
A educação é fundamental na formação do ser. Dentre os diversos tipos de educação tem-se
a Educação Cristã voltada ao ensino das doutrinas bíblicas e aos ensinamentos de Jesus Cristo. Um dos
fenômenos presentes no que se entende por pós-modernidade é o desenvolvimento exacerbado de
práticas hedonistas, materialismo, consumismo e uma espécie de relativismo nihilista, isso para referir-se
apenas ao seu lado negativo. Crises que, acredita-se, as comunidades cristãs podem contribuir
positivamente com auxílio dos ideais evangélicos pela educação cristã (EC). Portanto, o presente projeto
tem por objetivo trabalhar a questão da EC tendo em vista apresentar estratégias e possibilidades para
um diálogo com a sociedade que promova o amadurecimento espiritual e viabilize a possibilidade de
uma nova história para a sociedade “pós-moderna” brasileira. Ainda, como objetivos específicos
pretende-se apresentar os principais perigos da pós modernidade, além de identificar a importância da
educação cristã para a sociedade e para a igreja. Para isso, pretende-se buscar as bases para a educação
cristã na Bíblia, nos contextos do Antigo e Novo Testamento e seu papel para construção e
fortalecimento de uma espiritualidade não-alienada, sendo, assim, possível apresentar propostas de
comunicação e diálogo da EC que viabilizem, pelo desenvolvimento da espiritualidade, uma sociedade
madura e capaz de superar as crises de sua época, permitindo a existência da EC como uma EC Pública.
Portanto, por meio da perspectiva bibliográfica, buscar-se-á apresentar uma relação possível de
amadurecimento social por meio do desenvolvimento do caráter cristão, o que pode auxiliar na
moderação dos excessos presentes no atual materialismo, hedonismo, consumismo e relativismo nihilista
pela valorização da espiritualidade. Logo, a educação cristã, que já atua na promoção do
amadurecimento espiritual dos membros de suas comunidades, fazendo com que estes permaneçam
firmes na fé diante dos impasses da chamada pós-modernidade, favorece o estreitamento da relação
com o Sagrado, o que pode e precisa ser estendido à sociedade.