DSpace Repository

A construção do conhecimento nas comunidades de investigação de Matthew Lipman

Show simple item record

dc.creator LEVORATO, Thalita Beatriz
dc.date.accessioned 2019-08-02T18:47:58Z
dc.date.available 2019-08-02T18:47:58Z
dc.date.issued 2018-03-12
dc.identifier.uri http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1109
dc.description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Cláudia Herrero Martins Menegassi. pt_BR
dc.description.abstract O tema central deste estudo são as Comunidades de Investigação do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman para a construção do conhecimento a partir das Comunidades de Investigação. Os temas que envolveram as discussões deste estudo foram tratados por meio de uma revisão analítica das bibliografias que contemplaram os assuntos envolvidos. A relevância do tema está no pioneirismo de Lipman e sua confiança nas possibilidades cognitivas das crianças. Além disso, trata-se de uma proposta que foi aceita e aderida por uma quantidade significativa de estudiosos cujas produções demonstram a variedade pedagógica de Lipman. O programa, também conhecido como Educação para o Pensar, é referência central no que diz respeito a uma Filosofia para crianças que Lipman criou enquanto reação ao que considerava ser ensino tradicional. Ele compreendeu que esse modelo de formação não valorizava a capacidade reflexiva e crítica dos alunos, motivo de elaborar uma proposta respaldada na tradição filosófica. Para tanto, o criador da proposta formulou um currículo diferenciado e interdisciplinar, elaborou o material didático do programa, as chamadas Novelas Filosóficas e, ainda, criou uma metodologia para aplicação, as Comunidades de Investigação. A proposta desse autor objetiva o desenvolvimento das habilidades do raciocínio. Para isso, temas filosóficos são apresentados nas novelas e discutidos nas Comunidades de Investigação por meio da investigação filosófica. É por meio do diálogo investigativo que as habilidades do raciocínio são desenvolvidas e a construção de conhecimento se torna possível. pt_BR
dc.language por
dc.publisher UNIVERSIDADE CESUMAR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Filosofia para Crianças pt_BR
dc.subject Interdisciplinar pt_BR
dc.title A construção do conhecimento nas comunidades de investigação de Matthew Lipman pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor1 BORDIN, Reginaldo Aliçandro
dc.contributor.advisor-co1 MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
dc.publisher.country Brasil
dc.publisher.initials UNICESUMAR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record