DSpace Repository

Compartilhamento do conhecimento no contexto da educação superior em moda: estudo de caso

Show simple item record

dc.creator CARVALHO, Maria Helena Ribeiro De
dc.date.accessioned 2019-08-02T18:33:56Z
dc.date.available 2019-08-02T18:33:56Z
dc.date.issued 2018-12-30
dc.identifier.uri http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1106
dc.description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Orientadora: Leticia Fleig Dal Forno. Coorientador: Paulo Marcelo Pegino Ferraresi pt_BR
dc.description.abstract A contemporaneidade impôs uma nova dinâmica ao mercado de trabalho, exigindo que os profissionais sejam cada vez mais qualificados para o desempenho de suas atividades. Esse novo cenário despertou a necessidade de adaptação às diferentes organizações e revelou a importância do conhecimento de seus colaboradores para a manutenção de sua competitividade. Nesse contexto, além de estudos sobre a importância do compartilhamento do conhecimento por meio da troca de informações e experiências dentro das organizações, elas ganharam ênfase nas pesquisas referentes a instrumentos que possibilitassem o melhor aproveitamento do conhecimento obtido por meio dessas interações. Além disso, essas pesquisas evidenciaram a relevância da gestão do conhecimento. Ocorre que, apesar da ampla literatura existente sobre o tema, ainda são escassos os estudos que tiveram enfoque na possibilidade de aplicação da gestão do conhecimento aplicado às organizações educacionais, as quais, diga-se, estão inseridas nesse novo cenário do mercado profissional. Dessa maneira, observa-se que em relação ao curso de Moda, há falta de estudos sobre gestão do conhecimento. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo principal suprir essa lacuna científica, buscando investigar o compartilhamento do conhecimento entre professores de modelagem do vestuário no ensino superior de moda, na perspectiva da gestão do conhecimento, visando concretizar um material acadêmico que contribua com outras universidades para que repensem o ensino superior de moda. A fim de alcançar este objetivo, a unidade de análise foi um Curso de Graduação em Moda de uma Universidade do Paraná. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas com professoras e para a organização de dados coletados utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. Por meio dessa metodologia, identificou-se que a interdisciplinaridade atrelada às noções de pensamento sistêmico, compartilhamento de informações e trabalho em equipe, são o foco educacional convergente à atual necessidade dos alunos em formação no curso de moda, a fim de compreender as relações entre pesquisa, ensino e extensão de um modo significativo, buscando a promoção das competências profissionais que proporcionam a qualificação necessária para que os egressos de moda consigam competir no mercado. pt_BR
dc.language por
dc.publisher UNIVERSIDADE CESUMAR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto
dc.subject Pensamento sistêmico pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Trabalho em equipe pt_BR
dc.title Compartilhamento do conhecimento no contexto da educação superior em moda: estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor1 FORNO, Leticia Fleig Dal
dc.contributor.advisor-co1 PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi
dc.publisher.country Brasil
dc.publisher.initials UNICESUMAR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record