UNIASSELVI CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - CIÊNCIA POLÍTICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9933
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Movimentos sociais: a capoeira como ferramenta de transformação.
Autor(es): Mattos, Pedro
Primeiro Orientador: Castro, Anderson de
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância dos movimentos sociais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, construindo sua abordagem clássica e os principais recortes históricos de sua formação. Conectado aos movimentos sociais, mostrar a Capoeira como um processo intrínseco de agrupamento e formação de rede de afeto, apoio e ensinamentos, na transformação da diáspora africana em um movimento coeso e articulado. Como aprendizado, perceber como a Capoeira pode nos ensinar a encontrar caminhos para dialogar com a sociedade, indo além dos tradicionais movimentos de reinvindicação e organização, mas de pensar uma sociedade articulada em redes de aculturação e impacto social. Além disso, incentivar que os estudantes das ciências sociais entendam os movimentos culturais (música, esporte, artes, manifestações populares, etc.) como ferramentas de transformação, como uma articulação complementar aos tradicionais movimentos sociais.
Palavras-chave: capoeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9933
Data do documento: 14-Set-2023
Aparece nas coleções:CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - CIÊNCIA POLÍTICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Mattos (1586269).pdfTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Ciência Política do Centro Universitário Leonardo da Vinci.278.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.