01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FONOAUDIOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9872
Tipo: Artigo
Título: Procedimentos utilizados nas avaliações auditivas e a contribuição da fonoaudiologia no ambiente escolar: revisão sistemática da literatura.
Autor(es): MIRANDA, Thais Hoffmann de
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Luciene Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: RODRIGUES, Luciene Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: GEHREN, Aline Diniz
metadata.dc.contributor.referee3: FRANCO, Pricila Rigotti
Resumo: A saúde auditiva escolar tem como finalidade identificar precocemente possíveis alterações auditivas em crianças em idade escolar entre 5 a 12 anos. A detecção precoce do comprometimento auditivo auxilia na prevenção de dificuldades de fala e aprendizagem, que prejudicam na qualidade de vida dos escolares. O Conselho Federal de Fonoaudiologia na RESOLUÇÃO CFFa Nº 274, 20 de abril de 2001, “dispõe sobre a atuação do Fonoaudiólogo frente à triagem auditiva escolar”, assim, entende-se que nem toda perda auditiva pode ser percebida somente com a observação do comportamento do educando, muitas passam imperceptíveis no nascimento ou não tiveram nenhum tipo de acompanhamento, ainda mais se apresentar perdas auditivas unilaterais ou grau leve, sendo assim, com o exame audiológico, realizado pelos fonoaudiólogos, garante-se um diagnóstico mais correto. Objetivam-se: identificar os procedimentos utilizados nas avaliações auditivas, além da contribuição e da importância dos fonoaudiólogos no ambiente escolar. O presente artigo foi uma revisão de literatura, na qual foram pesquisados artigos nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico, utilizando como critérios de inclusão artigos originais de origem nacional e periódicos publicados na íntegra entre os anos de 2016 e 2022, que abordem o tema saúde auditiva escolar. Os descritores utilizados foram: “fonoaudiologia”, “saúde escolar”, “audição”, sendo a busca realizada pela combinação entre os três termos. Da totalidade dos estudos encontrados, foram tabelados (n= 4) por meio dos critérios de inclusão e analise prévia do resumo. Com análise completa dos textos, encontraram-se quatro estudos condizentes com a presente pesquisa. Dos quatro estudos analisados, a população da amostra era constituída por escolares e professores que foram submetidos a participar das triagens auditivas, as quais eram aplicadas nas escolas pelos fonoaudiólogos, ou seja, questionários para os professores responderem e ações voltadas à audição, que fossem possíveis de avaliar as crianças e identificar alterações auditivas. Observou- se que dos quatro estudos, todos estavam relacionados a queixas e sintomas de problemas auditivos, sendo prejudiciais para o aprendizado dos escolares, e sobre a falta de capacitação dos professores de como trabalhar e identificar crianças com perda auditiva. Conclui-se que a literatura analisada revela evidências que a triagem fonoaudiológica é o procedimento mais usado no ambiente escolar para avaliar a audição, sendo acompanhada por ações e promoção da saúde auditiva, que são desenvolvidas pelo (PSE) Programa Saúde na Escola e, quando detectado algum tipo de alteração auditiva, os fonoaudiólogos encaminham os escolares para atendimento especializado. O presente trabalho também evidencia a falta de capacitação e de conhecimento dos professores de como trabalhar com crianças que apresentam perda auditiva, ou de identificar as alterações, as quais, de certa forma, prejudicam a aprendizagem dos escolares.
Abstract: School hearing health has as purpose precociously identify hearing changes in children at school age between 5 and 12 years old, the early detection of hearing commitment helps prevent speaking and learning difficulties that harm the life quality of schoolers. The Federal Council of Phonoaudiology at Resolution CFFa Nº 274, 20 of april 2001, that “Dispose about the acting of a phonoaudiologist facing the school hearing triage”, we can understand that not all hearing loss can be noticed only observing the behavior of the student, many are imperceptible at birth or did not have any kind of follow up, even more if presents unilateral hearing loss or light degree, therefore, with audiological exam done by phonoaudiologists, guarantees an accurate diagnosis. Identify the procedures used at hearing appraisal, the contribution and importance of phonoaudiologists at school environment. Literature review, where articles were searched in the SciELO, LILACS, PubMed and Academic Google, having inclusion criteria of national original and regular articles published between the years of 2016 and 2022, that address the theme of school hearing health. The keywords used were: “phonoaudiology”, “school health”, “hearing”, the search being the combination of the three terms. The studies total found were tabulated (n=4) from the inclusion criteria and previous analysis of the abstract. With complete analysis from texts were found four studies related to the present research. From the four studies analyzed, the sample population was of schoolers, and teachers that were submitted to participate in the hearing triages, that were applied in schools by the phonoaudiologists, in other words, questionnaire for the teacher to answer, and actions directed to hearing, that were possible to evaluate the children and identify hearing changes. It was observed that from the four studies, all of them were related to complaints and symptoms of hearing problems, being an issue to the learning of schoolers, and about the lack of qualification of the teacher on how to work and how to identify children with hearing loss. It is concluded that the literature analyzed revels evidences that hearing triage, being accompanied of accions and promotion of hearing health, developed by (PSE) School Health Programme, and when some hearing change is detected, the phonoaudiologist forward the schoolers to specialized service. The present paper also reveals the lack of qualification and knowledge of the teachers on how to work with children that show hearing loss, or how to identify the changes that, on a certain level, damages the schoolers learning.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Saúde escolar
Audição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9872
Data do documento: 6-Jul-2023
Aparece nas coleções:FONOAUDIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRANDA, THAIS HOFFMANN DE.pdfArtigo apresentado ao curso de graduação em Fonoaudiologia do UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em Fonoaudiologia.245.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.