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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9871
Tipo: | Artigo |
Título: | Os benefícios de um modelo de tecnologia assistiva para crianças portadoras de paralisia cerebral - comunicação alternativa |
Autor(es): | SOUZA, Rebeka Izadora Reina de LARA, Silvia Thays Santos |
Primeiro Orientador: | GEHREN, Aline Diniz |
metadata.dc.contributor.referee1: | GEHREN, Aline Diniz |
metadata.dc.contributor.referee2: | RODRIGUES, Luciene Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee3: | UVO, Mariana Ferraz Conti |
Resumo: | A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição advinda de uma lesão no Sistema Nervoso Central, que pode comprometer o correto funcionamento de diversos sistemas do organismo, dentre eles o sistema ligado à capacidade de fala, sendo comum que seus portadores apresentem comprometimento na linguagem verbal. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi determinar quais são os benefícios das tecnologias assistidas para a comunicação alternativa em crianças portadoras de PC. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, de abordagem qualitativa, a partir de um levantamento literário nas bases de dados Google Acadêmico, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PubMed (Publicações Médicas) e SciELO (Scientific Eletronic Library Online). A partir dos estudos selecionados, viu-se que a Comunicação Aumentativa e/ou Assistiva (CAA), que podem ser de baixa ou alta tecnologias, contribuem efetivamente para o aumento do repertório comunicativo de portadores de PC com dificuldades de fala, o que, por sua vez, reflete em diversos benefícios, como o desenvolvimento de habilidades sociais por meio da inclusão gera, pela tecnologia, melhoria do desenvolvimento intelectual e de aspectos emocionais, permitindo que o usuário se expresse de maneira mais livre e autônoma com diferentes pares comunicativos. Dessa maneira, concluiu-se que a CAA gera inúmeros benefícios para portadores de PC não-verbais, contribuindo efetivamente para a qualidade de vida desses indivíduos. |
Abstract: | Cerebral Palsy (CP) is a condition arising from a lesion in the Central Nervous System that can compromise the correct functioning of several systems of the organism, among them, the one connected with the ability to speak, and it is common for its carriers to present impairment in verbal language. In this sense, the objective of this article was to determine what are the benefits of assistive technologies for alternative communication in children with CP. This is a systematic literature review, with a qualitative approach, based on a literary survey in Google Scholar, LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), PubMed (Medical Publications) and SciELO (Scientific Electronic Library Online). From the selected studies, it was seen that Augmentative and/or Assistive Communication (AAC), which can be of low or high technology, effectively contribute to the increase of the communicative repertoire of people with CP with speech difficulties, which, in turn, it reflects in several benefits, such as the development of social skills through the inclusion generated by technology, improvement of intellectual development and emotional aspects, allowing the user to express themselves more freely and autonomously with different communicative peers. In this way, it was concluded that AAC generates numerous benefits for non-verbal CP patients, effectively contributing to the quality of life of these individuals. |
Palavras-chave: | Paralisia Cerebral Comunicação Fala Tecnologia Assistiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9871 |
Data do documento: | 6-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | FONOAUDIOLOGIA |
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SOUSA, REBEKA IZADORA REINA DE; LARA, SILVIA THAYS SANTOS.pdf | Artigo apresentado ao curso de Graduação em Fonoaudiologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Fonoaudiologia. | 876.84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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