01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECÂNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9866
Tipo: Artigo
Título: Proposta de implantação de um sistema de planejamento e controle da manutenção em uma indústria de produtos alimentícios
Autor(es): FORTES, Christopher Marcelo Matias Santos
Primeiro Orientador: CALDERARO, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: CALDERARO, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: RODRIGUES, Anderson
metadata.dc.contributor.referee3: MORAES, Fábio Victor Bueno de
Resumo: A manutenção industrial é um setor fundamental para a produtividade de uma empresa. Tendo a produção como principal cliente, a manutenção deve prestar um serviço eficaz que contribua para os objetivos da organização. Para auxiliar nas atividades de manutenção, existem planos de manutenção e sistemas de controle. Estes são utilizados pelo PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) como ferramenta e contribuem para a gestão e melhoria operacional da indústria. Este trabalho apresenta uma proposta de um sistemas de planejamento e controle de manutenção para uma indústria de refrigerantes, águas, sucos e lacticínios em Cabo Verde. Por meio de observações e leituras de planilhas no Excel, foram levantadas as necessidades do setor e decidido o objetivo da implantação. Mesmo com algumas dificuldades encontradas durante o projeto, as respostas obtidas foram satisfatórias, conseguindo um aumento de 148.719,6 L na produção em um semestre. Este trabalho foi o início de uma mudança de cultura da empresa com relação a sua atividade de manutenção.
Abstract: Industrial maintenance is a fundamental sector for the productivity of a company. With production as the main customer, maintenance must provide an effective service that contributes to the organization's objectives. To assist in maintenance activities, there are maintenance plans and control systems. These are used by MPC (Maintenance Planning and Control) as a tool and contribute to the management and operational improvement of the industry. This work presents the creation and implementation of maintenance planning and control systems for a soft drink, water, juice, and dairy industry in Cape Verde. Through observations and readings of spreadsheets in Excel, the needs of the sector were raised, and the objective of the implementation was decided. Even though some difficulties were encountered during the project, the answers found were satisfactory, achieving an increase of 148,719.6 L in production in one semester. This work was the beginning of a change in the company's culture regarding its maintenance activity.
Palavras-chave: Manutenção Corretiva
Manutenção preventiva
Planejamento e Controle de Manutenção
O.E.E. (Overall Equipment Effectiveness)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9866
Data do documento: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORTES, CHRISTOPHER MARCELO MATIAS SANTOS.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNICESUMAR – Universidade de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Mecânica.578.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.