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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9847
Tipo: | Artigo |
Título: | Análise de erros topográficos: estudo de caso em terrenos com irregularidade |
Autor(es): | MARIN, Milena Martins |
Primeiro Orientador: | CALDERARO, Fernando Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | CALDERARO, Fernando Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | SILVA, Judson Ricardo Ribeiro da |
metadata.dc.contributor.referee3: | RODRIGUES, Cláudio de Souza |
Resumo: | O levantamento topográfico é a peça chave para a construção civil, sendo utilizado desde o início da obra, para locação de terreno e indicar fatores essenciais sobre o lote como a declividade e imperfeições por exemplo. Por ser significativo, o levantamento é de extrema importância para dar seguimento à obra, influenciando nos custos, fundação, corte e aterro, entre outros fatores, ou seja, é de grande influência no orçamento e contratação de mão de obra especializada para cada tipo de serviço, dependendo dos resultados alcançados no levantamento. Por ser uma atribuição considerável, é necessário ser realizado por profissionais capacitados e seguir as normas estabelecidas, como a NBR 13133, que regulamenta condições para diferentes finalidades para o levantamento topográfico. O presente trabalho busca identificar as falhas no levantamento topográfico e demonstrar maneiras de solucioná-las, utilizando técnicas e seguindo normas. Após estudos e investigações, o presente artigo consiste em apontar os erros relacionados a mensurações, utilizando o equipamento GNSS L1/L2 pós processado, a partir de duas estações para aferição da acurácia e diferença de área determinada no levantamento planialtimétrico e área indicada na matrícula do lote. Tais erros foram provocados devido às variações de POD (diluição de precisão), originadas da densidade de vegetação no terreno. A diferença de valor identificada foi de 1,11% do lote retificado para a área apresentada na matrícula. O método utilizado para solucionar tal problema foi a utilização do Programa Trimble Survey Office Mobile |
Abstract: | The topographic survey is the key piece for civil construction, used since the beginning of the construction, for leasing land and indicating essential factors about the lot such as slope and imperfections for example. Because it is significant, the survey is extremely important to proceed with the construction, influencing costs, foundation, cutting and filling, among other factors, for that reason, it has a great influence on the budget and hiring specialized labor for each type of service, depending on the results achieved in the survey. As it is a considerable assignment, it must be carried out by trained professionals and follow established standards, such as NBR 13133, which regulates conditions for different purposes for the topographic survey. This paper seeks to identify the flaws in the topographic survey and demonstrate ways to solve them, using techniques and following standards. After studies and investigations, the present article consists of evidencing the errors related to measurements, using the GNSS L1/L2 post-processed equipment, from two stations to measure the accuracy and difference of the area determined in the planialtimetric survey and the area indicated in the registration of the batch. These errors were caused due to POD (precision dilution) variations, originated from the vegetation density on the terrain. The difference in value identified was 1.11% of the rectified lot for the area shown in the registration. The method used to solve the problem was the use of the Trimble Survey Office Mobile Program. |
Palavras-chave: | Construção Civil Levantamento Topográfico NBR 13133 |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9847 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL |
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MARIN, MILENA MARTINS.pdf | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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