01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9711
Tipo: Artigo
Título: Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem de biologia.
Autor(es): GUIMARÃES, Ana Maria Ecard
Primeiro Orientador: BERTONCIN, Ana Paula dos Santos
Resumo: As metodologias ativas (MA) compreendem em práticas de ensino que buscam promover a autonomia dos alunos e torná-los agentes ativos de seu próprio processo de ensino e aprendizagem. No que tange as Ciências Biológicas, utilizar as MA favorece o processo de aprendizagem pois muitos alunos não conseguem compreender grande parte das temáticas tratadas em sala de aula, uma vez que grande parte dos conteúdos abstratos para eles. Assim, o objetivo principal da pesquisa foi evidenciar como o uso de MA pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia/Ciências Naturais na Educação Básica. O método de pesquisa foi a revisão bibliográfica com levantamento de dados nas seguintes plataformas digitais de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Banco de Teses e Dissertações da Capes (BTD) e Google Acadêmico. Foram incluídos trabalhos publicados nos últimos 5 anos, ou seja, entre os anos de 2017 e 2022, em português, completos e com acesso livre. Como resultado observou-se que no dia a dia das salas de aula do ensino regular as principais MA usada são: gamificação, uso de charges/história em quadrinhos, SAI, instrução por pares, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos. Conclui-se assim que a utilização das MA promove um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz, pois estimula os alunos e assim promove uma educação significativa.
Palavras-chave: metodologias ativas
ciências biológicas
ensino
aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: GUIMARÃES, Ana Maria Ecard. Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem de biologia. 12f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Cordeiro-RJ, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9711
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo9.pdfGUIMARÃES, Ana Maria Ecard. Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem de biologia. 12f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Cordeiro-RJ, 2022.546.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.