01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9708
Tipo: Artigo
Título: De onde viemos e até onde iremos, como ensinar sem confusão.
Autor(es): BISSIATO, Viviane Greco
Primeiro Orientador: BERTONCIN, Ana Paula dos Santos
Resumo: O presente material tem como objetivo ajudar os professores a lidar com situações, que causam conflitos em aula, cultura social versus ciência, que por muitas vezes dificulta o ensino aprendizagem, pois o aluno já carrega consigo uma bagagem cultural da origem do ser humano, e quando chega o momento do professor expor conteúdos científicos, para muitos alunos gera muita confusão e o professor fica muitas vezes sem saber lidar com esta situação. Por esta razão foi realizada uma pesquisa com alunos e professores em uma escola estadual, onde ficou ressaltada qual é a maior dificuldade, tanto em ensinar, como para os alunos aprenderem a origem da vida, onde se revela, que a questão religiosa e suas crenças tem grande influência sobre os alunos, e os professores acabam ficando em uma situação em que ele tem que apresentar o conteúdo científico de uma maneira de não desfeitear do aluno e sua bagagem cultural, mas sim ajudar a elucidá-lo, e incentivá-lo a pesquisa científicas. Mas também mostrar que é possível que a bagagem cultural ande junto com a ciência, mostrando aos alunos que muitos estudos e descobertas foram graças a essa bagagem, que elas têm muita importância para a sociedade, e que servem como ferramenta para a pesquisa. Assim, rompendo os tabus e transformando o ensino e a aprendizagem de maneira leve sem preconceitos e discussões.
Palavras-chave: evolução da vida
crença e ciência
formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: BISSIATO, Viviane Greco. De onde viemos e até onde iremos, como ensinar sem confusão. 8f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Penápolis-SP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9708
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo6.pdfBISSIATO, Viviane Greco. De onde viemos e até onde iremos, como ensinar sem confusão. 8f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Penápolis-SP, 2022.322.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.