01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9707
Tipo: Artigo
Título: Limitações da metodologia tradicional para o ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista e práticas pedagógicas de ensino inclusivas.
Autor(es): WACHHOLZ, Vanessa Kariny
Primeiro Orientador: BERTONCIN, Ana Paula dos Santos
Resumo: O presente texto tem como objetivo avaliar as limitações do método tradicional de ensino para a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista e analisar e propôr práticas pedagógicas que contribuam para o ensino-aprendizagem desses alunos no ensino regular, viabilizando a educação inclusiva. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma revisão e análise bibliográfica de materiais disponibilizados gratuitamente seguida da elaboração do texto. Com a execução deste trabalho concluiu-se que a metodologia tradicional de ensino não contribui com a aprendizagem do aluno autista, ela é limitante e excludente. Para que o acesso à educação seja possível para os alunos dentro do espectro, para que o ensino regular seja realmente inclusivo, é necessário adotar a metodologia ativa, bem como promover alguns ajustes nas práticas pedagógicas voltadas para o ensino desses alunos e a flexibilização curricular é importante neste processo. Conhecer o quadro clínico do aluno autista ajuda a escolher uma abordagem mais assertiva e fazer as adaptações necessárias que farão atingir o objetivo principal, o aprendizado, e promover mais autonomia para esses alunos.
Palavras-chave: autismo
autonomia
cérebro
padrões
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: WACHHOLZ, Vanessa Kariny. Limitações da metodologia tradicional para o ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista e práticas pedagógicas de ensino inclusivas. 11f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Piraquara- PRA, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9707
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo5.pdfWACHHOLZ, Vanessa Kariny. Limitações da metodologia tradicional para o ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista e práticas pedagógicas de ensino inclusivas. 11f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Piraquara- PRA, 2022.343.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.