01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9706
Tipo: Artigo
Título: A ludicidade no ensino de biologia nas séries finais da educação básica pública
Autor(es): SILVA, Valdenides Mendonça
Primeiro Orientador: BERTONCIN, Ana Paula dos Santos
Resumo: Este texto tem o objetivo de analisar como o lúdico pode ser usado nas aulas de Biologia no ensino médio para facilitar o ensino-aprendizagem e promover a interação em sala de aula e a assimilação dos conteúdos. Pretende-se com este estudo responder à questão: como o professor pode utilizar o lúdico para maximizar o processo de ensino-aprendizagem de Biologia? Para responder a esse questionamento e alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o acesso a teses, dissertações e artigos científicos, principalmente, a partir dos quais as discussões foram realizadas. Essa pesquisa mostrou que o lúdico é uma ferramenta importante que pode ser usada em todos os níveis de ensino, pois permite que o educando assimile os conteúdos de forma divertida e diferenciada. Ademais, foi possível concluir também que é importante discutir sobre o uso da ludicidade nas séries finais da educação básica, já que há uma tendência, muitas vezes, de os professores formalizarem o ensino nessa etapa, tendo em vista que são alunos que estão finalizando o ciclo, e deixarem de lado as práticas lúdicas e/ou interativas.
Palavras-chave: ensino lúdico
ensino-aprendizagem de biologia
assimilação dos saberes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SILVA, Valdenides Mendonça. A ludicidade no ensino de biologia nas séries finais da educação básica pública. 11f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Bonfim-RR, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9706
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo4.pdfSILVA, Valdenides Mendonça. A ludicidade no ensino de biologia nas séries finais da educação básica pública. 11f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Bonfim-RR, 2022.332.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.