01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9704
Tipo: Artigo
Título: Abelhas sem ferrão: revisão sobre a importância do pólen e mel das abelhas nativas para saúde humana, e como conhecimento não formal (popular) contribui para educação ambiental no ambiente formal escolas
Autor(es): FIGUEIREDOA, Marcos Vinícius
Primeiro Orientador: BERTONCIN, Ana Paula dos Santos
Resumo: É de conhecimento que a natureza possui vários seres vivos que são de grande importância para o equilíbrio ecológico; e que a preservação e conservação da flora e fauna é de extrema relevância para o bem-estar humano. Assim, é notável que as abelhas sem ferrão possuem uma rica interação com o meio ambiente contribuindo para uma rica diversidade de alimentos e de subprodutos derivados do mel e pólen que servem para manutenção da saúde humana. E todo esse conhecimento está unido tanto ao ambiente não formal, promovido pelos meliponicultores como também no formal do meio acadêmico. Com isso, o presente texto tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica a cerca da importância da temática das abelhas sem ferrão em um ambiente escolar, e como a mesma pode contribuir para uma educação ambiental eficaz que faça o aluno tomar atitudes que o ajude na conservação desses insetos. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas principais páginas: SciELO, Google Acadêmico, CAPES a cerca dos benefícios do pólen e mel para o homem, visando elencar a importância do conhecimento não formal (popular) sobre a educação formal do ambiente escolar.
Palavras-chave: meliponini
caatinga
conservação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: FIGUEIREDOA, Marcos Vinícius. Abelhas sem ferrão: revisão sobre a importância do pólen e mel das abelhas nativas para saúde humana, e como conhecimento não formal (popular) contribui para educação ambiental no ambiente formal escolas. 8f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Custódia- PE, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9704
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo2.pdfFIGUEIREDOA, Marcos Vinícius. Abelhas sem ferrão: revisão sobre a importância do pólen e mel das abelhas nativas para saúde humana, e como conhecimento não formal (popular) contribui para educação ambiental no ambiente formal escolas. 8f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Custódia- PE, 2022.422.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.