Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9687
Tipo: | Dissertação |
Título: | CONTRIBUTOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARINGÁ |
Autor(es): | AMORIM, Elizabete de Carvalho Neves |
Primeiro Orientador: | MACUCH, Regiane da Silva |
Segundo Orientador: | URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | ORTIZ, Adriana Yanina |
Resumo: | A partir das considerações sobre o Estágio Obrigatório, como um componente curricular fundamental no processo de aprendizagem e formação profissional dos alunos dos Cursos Técnicos, buscou-se, neste estudo, analisar o estágio curricular obrigatório no Ensino Profissional da Rede Pública de Ensino de Maringá sob a perspectiva da Gestão do Conhecimento. No marco da tradição mista de investigação, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de tipo exploratória, descritiva e transversal. A coleta de dados realizou-se por meio de questionários aos professores e entrevistas com Coordenadores de Curso, coordenadores de Estágio e supervisores de Estágio bem como recolha de material documental. Para a análise dos dados qualitativos utilizou-se da Análise de Conteúdo, para os dados quantitativos Análise Estatísticas e para Leis e documentos a análise documental. Como resultado, explicitou-se o desenvolvimento do Estágio Obrigatório no contexto da cidade de Maringá, Paraná, relacionando-o aos contributos da Gestão do Conhecimento em seus processos, pessoas e tecnologias. Conclui-se que as práticas de estágio se encontram de forma sistêmica relacionadas aos métodos de gestão escolar e gestão do conhecimento, e, mesmo que não sejam perceptíveis para todos, o sucesso e/ou o fracasso do estágio obrigatório está ligado aos componentes da Gestão do conhecimento que priorizam o crescimento das pessoas, amparadas por processos eficientes, e viabilizados por tecnologias cada dia mais inovadoras. Como limitações da pesquisa pontua-se a investigação regionalizada. Por fim, sugere-se mais investigações sobre essa temática para que o estágio seja repensado por todos os responsáveis pela sua elaboração; atualizado dentro das novas necessidades de preparação e qualificação profissional oriundas deste século; e, que a GC possa estar presente como estratégia de ação de forma estratégica, sem que com isto, seus conceitos se sobreponham aos conceitos fundamentais do contexto escolar, mas que venham agregar saberes interdisciplinares para todos os envolvidos. |
Palavras-chave: | Educação profissional técnica de nível médio Estágio obrigatório Gestão do conhecimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
metadata.dc.publisher.program: | Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9687 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIZABETE DE CARVALHO NEVES AMORIM.pdf | Dissertação | 2.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.