EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9685
Tipo: Artigo de Evento
Título: TOCOFOBIA: EXPERIÊNCIA DE MULHERES RESIDENTES NA CIDADE DE MARINGÁ (PR)
Autor(es): NASSAR, Glória Maria
MARTINS, Patrícia Domingos Noro da Silva
Luz, Geisa dos Santos
Resumo: O presente estudo visa analisar a experiência de mulheres que vivenciaram a tocofobia no período perinatal, residentes na cidade de Maringá (PR), em 2020. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, com as participantes que indicaram cesariana à pedido. Os dados serão coletados entre agosto/2021 e julho/2022, por meio de entrevistas semi-estruturadas e gravadas com o consentimento dos participantes. Será utilizada entrevista semiestruturada, contendo na primeira seção a identificação da participante do estudo; a segunda seção, constará questões abordando a experiência da mulher em relação a gestação e parto(s) anterior(es), indicando os problemas que a levou desenvolver o medo pelo parto. Os dados serão analisados a partir da leitura do material empírico, buscando a essência dos discursos por meio da técnica de análise de conteúdo. Espera-se conhecer melhor o fenômeno da tocofobia na vida das mulheres maringaenses e assim, colaborar em ações de saúde que poderão identificar essa condição o mais precoce possível, refletindo na redução da incidência de cesareanas.
Palavras-chave: Maternidade
Medo do parto
Perinatologia
Saúde da mulher
Tocofobia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9685
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glória Maria Nassar.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)571.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.