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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9642
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento |
Autor(es): | GIOVANNI, Aldenisia Bento de Freitas |
Primeiro Orientador: | BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
Segundo Orientador: | URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
Resumo: | O tema central deste estudo foi a Reforma do Ensino Médio após a Lei n. 13.450/2017 que alterou a LDB 9.394/1996 e ratificou a Base Nacional Comum Curricular para a fase do Ensino Médio (BNCCEM), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para o Ensino Médio. O objetivo geral do estudo foi analisar a concepção de conhecimento defendida pela Gestão do Conhecimento presente no currículo do Ensino Médio e BNCCEM após a Lei 13.415/2017. Os temas que envolveram as discussões deste estudo foram tratados por meio de uma revisão analítica e exploratória das bibliografias que contemplaram os assuntos envolvidos, a Lei n. 13.415/2017, a LDB 9.394/1996 e a BNCCEM. A relevância do tema está no fato de que a Reforma do Ensino Médio está em construção, constituindo locus de intensos debates em nível nacional para garantir um currículo que atenda as necessidades dos alunos, preparação básica para o trabalho e cidadania, como resposta ao discurso hegemônico do “fracasso do Ensino Médio”. Além disso, a Lei n. 13.415/2017 disciplina que para a formação do currículo para o Ensino Médio, sejam atendidas as prerrogativas da flexibilidade, devendo ser estruturado por competências e habilidades, atendendo ao contido na base comum e os itinerários formativos, com respeito às necessidades locais, e conforme condições de cada sistema de ensino, na garantia do protagonismo do aluno para a construção do seu projeto de vida. Essa orientação de um currículo composto por competências e habilidades condiz com a concepção pragmática do conhecimento que, o considera como útil para resolver problemas da vida no contexto complexo e incerto. Conhecimento útil também defendido pela Gestão do Conhecimento nas organizações para gerir inovação e vantagem competitiva. A dinâmica no mundo do trabalho, as inovações tecnológicas e ênfase dada à informação na sociedade do conhecimento, exigiu ressignificar o fazer pedagógico da escola norteado pelo ideário racional-tecnológico que consiste em introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo o aparato tecnológico, e está a serviço de formação técnica para o sistema produtivo, logo, conhecimento útil à Gestão do Conhecimento nas organizações. O fato de que os preceitos da Lei 13.415/2017 encontram-se em fase de implantação e implementação, para a fase do Ensino Médio, que deverá se efetivar até 2022 pelo sistema de ensino, constituiu em uma limitação para esse estudo, o que merece novos estudos em torno da temática. |
Palavras-chave: | Conhecimento Educação Gestão do Conhecimento Ensino médio Currículo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
metadata.dc.publisher.program: | Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9642 |
Data do documento: | 29-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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