EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9637
Tipo: Artigo de Evento
Título: UMA PROVÁVEL ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E TEMPO DE SONO EM PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Autor(es): MARCHIORI, Glória de Moraes
RODRIGUES, Matheus Lindrofer
MEUER, Nicoli
CIQUINATO, Daiane Soares de Almeida
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
MARCHIORI, Luciana Lozza de Moraes
Resumo: Observa-se escassez de estudos entre tempo de sono e índice de massa corporal (IMC). Em vista disso, o objetivo deste estudo foi analisar possíveis associações entre IMC e tempo de sono em professores durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Docentes de instituição de ensino superior foram convidados a responder um questionário semiestruturado online desenvolvido em Formulários Google, contendo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. e 27 questões relacionadas à saúde como: peso corporal, altura e o tempo de dormir durante a pandemia. O link foi disponibilizado por e-mail. Foram avaliados 74 professores com média de idade foi de 42,1 ± 8,9 anos, sendo que 68,9% da amostra (n = 51) eram mulheres e 31,1% (n = 23) eram homens. Dos 37 participantes do estudo (50%) relataram alguma alteração no tempo de dormir. O teste de Mann Whitney mostrou diferença entre os grupos, sendo que aqueles com IMC acima do normal (sobrepeso ou obesidade) apresentaram menos horas de sono (p = 0,007). Com base nos resultados verificou-se que houve diferença significativa entre tempo de dormir (menor tempo) e IMC, em professores, que pode estar relacionado ao contexto pandémico que vive a sociedade. Em vista disso o tempo de horas dormidas e qualidade do sono, bem como o controle da adiposidade e do estado nutricional devem ser considerados no processo de acompanhamento de professores universitários durante e após a pandemia da Covid-19. Além disso, atividades de promoção à saúde junto a essa população são indispensáveis.
Palavras-chave: Professor
COVID-19
Obesidade
Sono
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9637
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glória de Moraes Marchiori.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)307.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.