EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9634
Tipo: Artigo de Evento
Título: A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A ABORDAGEM FAMILIAR NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Autor(es): GONZAGA, Margareth Cordeiro
BARRETO, Gisele Cristina Freitas de Lima
OLIVEIRA, Thárcis Rocha de
CHARLO, Patrícia Bossolani
Resumo: O objetivo do presente estudo é compreender a percepção dos enfermeiros atuantes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) frente ao paciente com diagnóstico de morte encefálica como potencial doador de órgãos e a assistência na abordagem familiar. Com esse propósito foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa com cinco enfermeiros atuantes na UTI de um hospital público localizado no noroeste do Paraná. Foram aplicados um guia de questões semiestruturado abordando dados sociodemograficos, conhecimentos específicos e questões relativas à abordagem familiar. O material coletado durante as entrevistas foi gravado e transcrito na íntegra. Com intuito de compreender os dados coletados foi utilizado o método de análise de conteúdo Bardin. Através da análise dos resultados obtidos constatou-se a falta de preparo dos profissionais diante a abordagem familiar causando insegurança e comunicação ineficaz. Almeja com esse resultado contribuir para elaboração de ações norteadoras como capacitações aos enfermeiros referente a abordagem familiar ideal, dando condições e segurança para sua atuação, favorecendo diretamente para o aumento do número de doadores efetivos.
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Cuidados críticos
Transplantes de órgãos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9634
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Margareth Cordeiro Gonzaga.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)317.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.