EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9629
Tipo: Artigo de Evento
Título: METODOLOGIA DE INOCULAÇÃO DO FUNGO Bipolaris Sorokiniana EM SEMENTES DE CEVADA EM MEIO DE CULTURA COM RESTIÇÃO HÍDRICA
Autor(es): SERON, Giovanna
FRANÇA, Celso Martins
SANTOS, Paula Cristina dos
ANGELOTTI-ZAMPAR, Priscila
TESSMANN, Dauri José
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento in vitro do fungo Bipolaris sorokiniana em meio batata-dextrose-ágar (BDA) modificado mediante a adição de quatro diferentes restritores hídricos (sacarose, manitol, NaCl e KCl) com diferentes potenciais osmóticos (-0,4, -0,6, -0,8 e -1,0 MPa). Como testemunha foi utilizado meio BDA sem adição de restritor hídrico. Discos de micélio de 5 mm de diâmetro foram transferidos para placas de Petri contendo o meio BDA. As placas foram incubadas em BOD a 23 °C com fotoperíodo de 12 horas e a avaliação do crescimento micelial foi realizada após sete dias e expressa em mm/dia. Na segunda parte do experimento foi realizado o teste de germinação das sementes de cevada submetidas a diferentes tempos de infecção do fungo. A avaliação da germinação foi realizada com o teste em rolo de papel e em caixas gerbox, e os resultados foram obtidos após sete dias de incubação. Para avaliar a infecção do fungo, as sementes foram depositadas em caixas gerbox e avaliadas sob lupa com aumento de até 40X, após dez dias de incubação. O ensaio foi conduzido com delineamento estatístico completamente casualizado e os dados obtidos foram submetidos à análise de variância. Com os resultados obtidos, concluiu-se que os restritores hídricos não interferem no crescimento micelial do fungo. Quando utilizado a sacarose com potencial osmótico -0,4 MPa no meio, a faixa de tempo para a infecção de sementes que apresentou melhor resultado foi de 72 e 96h, no qual não interferiu na germinação da semente.
Palavras-chave: Crescimento micelial
Inoculação artificial
Restrição hídrica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9629
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanna Seron.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)719.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.