EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9628
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DO ISOFLURANO NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO PRÉ-IMPLANTACIONAL
Autor(es): SILVA, Giovanna Rafael Fernandes da
CASTRO, Raiane Cristina Fratini de
EMANUELLI, Isabele Picada
Resumo: Os gases anestésicos, devido sua volatilidade, meia vida e peso molecular, possuem capacidade lesiva ao meio ambiente e à saúde humana. Em decorrência da rotina hospitalar e procedimentos cirúrgicos, os profissionais da saúde acabam se expondo a esses componentes tóxicos, podendo resultar em efeitos indesejáveis. Há carência de estudos que demonstrem riscos embriotóxicos em mulheres gestantes e a necessidade de elucidar os danos causados por tais poluentes ambientais sem utilizar modelos animais vivos, torna-se essencial desenvolver modelos in vitro para testar a embriotoxicidade nas fases iniciais da gestação. O presente estudo irá investigar os efeitos do isoflurano sobre o desenvolvimento embrionário pré-implantacional, visando prever riscos embriotóxicos, utilizando bovino como modelo de teste in vitro, a fim de prever as possíveis alterações proliferativas causadas nos indivíduos que foram expostos. Trata-se de um estudo experimental que explora, observa, e descreve como a exposição ao isoflurano afeta o desenvolvimento embrionário pré-implantacional, uma vez que serão submetidos à exposição assistida a anestésicos halogenados durante o cultivo embrionário. Para tanto, irá se apresentar nas seguintes seções: (1) Caracterização do estudo; (2) Protocolo de produção in vitro; (3) Caracterização do modelo embriotóxico; (4) Análise do desenvolvimento e viabilidade embrionária. Espera-se entender os riscos do isoflurano sobre o desenvolvimento embrionário inicial, sem a utilização de modelos animais in vivo. O intuito deste trabalho é contribuir para a seguridade em ambientes laborais para as gestantes expostas aos agentes anestésicos voláteis, permitindo prever os possíveis danos causados aos embriões no período pré-implantacional.
Palavras-chave: Anestésicos inalatórios
Embriotoxicidade
Modelo In Vitro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9628
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanna Rafael Fernandes da Silva.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)477.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.