EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9626
Tipo: Artigo de Evento
Título: PONDERAÇÕES ACERCA DO ACESSO À ARMAS DE FOGO: REFORÇO DA SEGURANÇA PESSOAL OU ESTÍMULO A VIOLÊNCIA?
Autor(es): MARTINS, Giovanna Gili
SILVA, Eloise Cardoso da
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
Resumo: O presente trabalho dispõe acerca da análise jurídica para a compreensão do acesso as armas de fogo pela população e quais as principais consequências do seu uso em sociedade, dentre as quais estão a disseminação de violência e o aumento no índice de criminalidade do país. Tais consequências expostas podem ser decorrentes de uma falha na seguridade estatal visto que, o Brasil, está entre os países com maior índice de violência do mundo, envolvendo o uso das armas de fogo pela população de forma ilegal, e com a sua má utilização. Além do mais como um assunto em pauta socialmente de grande relevância, existem diversas ideologias políticas que desenvolvem legislações abrangendo sobre o tema, como o Estatuto do Desarmamento, SINARM (Sistema Nacional de Armas), entre outras formas legislativas decorrentes do poder público para abranger o controle legal e a restrição do acesso às armas de fogo pela população. É de suma importância ressaltar que, a disseminação de violência e criminalidade do país que possam envolver armas de fogo, pode estar relacionada com a desigualdade social, ou com a falha no sistema em fatores educacionais. Espera-se, com o resultado desse trabalho, caracterizar os índices de violência conforme avanço da legislação de acordo com o acesso as armas de fogo a população, visando a segurança estatal de acordo com o tema, analisando o impacto social com o uso do objeto, verificando se há viabilidade para sua proteção ou só irá ser decorrência de maior índice de violência e óbitos no país.
Palavras-chave: Convívio social
Desigualdade social
Seguridade estatal
Porte de armas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9626
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanna Gili Martins.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)477.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.