EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9609
Tipo: Artigo de Evento
Título: A OBESIDADE INDUZIDA PELO MÉTODO DE REDUÇÃO DE NINHADA SOBRE PARÂMETROS ESPERMÁTICOS E TESTICULARES DE RATOS EM IDADE PERIPUBERAL
Autor(es): FARIA, Gabrielle Chalupa
STOPA, Larissa Rugila
UCHOA, Ernane Torres
FERNANDES, Glaura Scantamburlo Alves
ERTHAL, Rafaela Pires
Resumo: A Organização Mundial da Saúde aponta que a cada 5 crianças e adolescentes, uma é considerada obesa. Nessa idade a obesidade pode trazer consigo empecilhos que atrapalham no desenvolvimento saudável da criança desencadeando doenças crônicas e distúrbios de fertilidade. Isto pressuposto, o presente estudo teve por objetivo avaliar os efeitos da obesidade induzida sob parâmetros reprodutivos de ratos em idade peripuberal. Para tanto, foram utilizados 20 ratos da linhagem Wistar que foram divididos em dois grupos: grupo controle (Normal Litter – NL) e o grupo obeso (Small Litter – SL) com ratos induzidos a obesidade através do método de redução de ninhada durante o período lactacional. Quando em idade peripuberal (Dia Pós Natal - PND60), os ratos foram eutanaziados e seus testículos direitos (n=5) foram direcionados ao processamento histológico. A partir das lâminas histológicas foram realizadas as seguintes análises: pesagem dos testículos em balança analítica, pesagem corpórea e morfologia espermática no qual 100 espermatozoides por animal foram classificados em normais ou anormais de acordo com alterações na cauda e na cabeça do espermatozoide. Os resultados obtidos mostraram que o grupo obeso apresentou aumento do peso corpóreo e testicular em relação ao grupo controle mostrando que o peso testicular acompanha o peso corpóreo, além disso, na morfologia espermática, não foi vista diferença significativa entre os grupos controle e obeso. A partir da realização do presente estudo, espera-se verificar se a obesidade durante a infância causa alterações na morfologia dos espermatozoides e por consequência na morfofisiologia dos testículos de forma a prejudicar a fertilidade.
Palavras-chave: Espermatozoides
Infertilidade masculina
Obesidade infantil
Testículo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9609
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabrielle Chalupa Faria.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)556.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.