EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9587
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIA DA REMOÇÃO DO MERISTEMA APICAL NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE SOJA EM CONDIÇÕES DE CAMPO
Autor(es): SANTOS, Gabriel Pereira Pacheco dos
DANTAS, Denis
BIDO, Graciene de Souza
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
Resumo: A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma das principais culturas do mundo, sendo responsável por grande parte da economia brasileira pela produção de grão, farelo e óleo de soja. O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento da soja submetida a diferentes podas apicais, a fim de determinar qual dos tratamentos apresentou maior produtividade. A variedade escolhida para o experimento foi a Soja Monsoy 6410 IPRO, sendo submetida a oito tratamentos: T1 - sem poda, T2 - sem poda + fertilizante foliar, T3 - poda mecânica, T4 - poda mecânica + fertilizante foliar, T5 - poda química, T6 - poda química + fertilizante foliar, T7 – Biorregulador, T8 – Biorregulador + fertilizante foliar, com 5 repetições cada. Os tratamentos foram realizados em campo com parcelas de 16m² e delineamento inteiramente casualizado (DIC). Quando a cultura conduzida alcançou o estádio V8 foram realizados os tratamentos. Aos 30, 45 e 60 dias após as podas foram avaliados altura da planta, altura da inserção da primeira vagem, número de nós e diâmetro de colmo, e no final do ciclo foram avaliados o peso de mil grãos, quantidade de vagens e produtividade final de cada tratamento. Os tratamentos com poda mecânica obtiveram menor porte de planta aos 60 dias após tratamento (T3 - 99,80 e T4 -97,60cm respectivamente), além disso, o número de nós reduziu aproximadamente 50% em comparação a testemunha, mesmo assim mantendo produtividade, sendo um importante resultado para o manejo de variedades com problema de acamamento.
Palavras-chave: Glycine max (L.) Merrill
Manejo
Produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9587
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Pereira Pacheco dos Santos.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)910.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.