EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9493
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO RUÍDO EM TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO DE TRANSPORTE COLETIVO
Autor(es): ESTERCIO, Dayane Cristina Lima
SILVA, Rafaela Vilas Boas da
SOARES, Paulo Fernando
Resumo: A poluição sonora apresenta-se como uns dos problemas presentes nos centros urbanos, que tem se agravado com o crescimento das cidades. O crescimento traz consigo o aumento do fluxo de veículos, devido a isso tem se adotado como estratégia a implantação de terminais de transição para auxiliar no escoamento da população. Porém estes espaços concentram um grande fluxo de veículos, sobretudo os veículos pesados que aumentam os níveis de ruído, não apenas na área implantada, mas também na área de entorno. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o ambiente sonoro da Terminal de Integração, a analisar o impacto ambiental deste e verificar se os níveis de ruído estão em conformidade com a legislação vigente. O terminal está localizado na Praça Ouro Preto, na cidade de Maringá-PR. Será analisado os descritores LAeq, Ltrafego, Lmax e Lmin, e os níveis estatísticos L10, L50 e L90. De uma forma geral os níveis aferidos apresentaram-se acima do recomendado pela legislação, tanto no terminal quanto na área de entorno.
Palavras-chave: Poluição sonora
Ruído de tráfego rodoviário
Degradação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9493
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Cristina Lima Estercio.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)606.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.