EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476
Tipo: Artigo de Evento
Título: ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Autor(es): LORENCETE, Daniel Valques
BUZZO, Lucas Sonoda
CAVALINI, Gustavo Rocha
OGATHA, Bruno Hideki
OLIVEIRA, William Tiago de
CHARLO, Patrícia Bossolani
Resumo: O objetivo da seguinte pesquisa foi compreender a percepção dos acadêmicos do curso de medicina frente às adaptações ocasionadas em seu método de ensino devido a pandemia do novo coronavírus. O trabalho possui cerne exploratório com abordagem qualitativa, o projeto foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada em uma cidade no noroeste do Paraná, na qual possui o curso de medicina que se adaptou às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração de aulas remotas. O trabalho possui um total de 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Dentre os achados da pesquisa, foram reconhecidas fragilidades, dentre elas, a redução de vínculo entre alunos e professores impactando assim no processo de aprendizado dos acadêmicos, além da necessidade de aquisição de materiais necessários para continuar as atividades de maneira remota, como webcam para estar sincronizado com os professores e colegas de sala e a adesão de um plano de internet melhor para o suporte necessário. Por outro lado, temos o reconhecimento das potencialidades, como por exemplo a utilização de novas tecnologias que facilitou a metodologia de ensino, deixando o estudo mais dinâmico e flexível. Portanto, é notório que o ensino sofreu alterações nessa transição, no entanto, com os avanços tecnológicos foi possível que os discentes dessem sequência no ano letivo.
Palavras-chave: Infecções por coronavírus
Aprendizagem online
Educação Superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Valques Lorencete.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)305.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.