EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9439
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DOS PARÂMETROS DE EXTRAÇÃO NA QUALIDADE DO SORVETE ELABORADO COM MUCILAGEM DE CHIA
Autor(es): FUKASE, Fernanda Okuda
CORAÇA, Deise Gazineu
JANUÁRIO, Jaqueline Gilmara Barboza
PARAÍSO, Carolina Moser
MADRONA, Grasiele Scaramal
BERGAMASCO, Rita de Cássia
Resumo: A semente de chia (Salvia hispânica L.), nativa da região do México, vem tornando-se cada vez mais importante para a saúde e nutrição humana, devido ao seu alto teor de ácidos graxos essenciais, fibra alimentar e proteínas. O processo de extração da mucilagem da semente de chia é influenciado por muitos parâmetros, tais como temperatura de extração, tempo de extração, proporção de gua:semente, pH, entre outros. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito dos parâmetros de extração da mucilagem de chia, como temperatura e pH, na aceitabilidade de sorvete elaborado com este ingrediente. Foram realizadas extrações aquosas da mucilagem da semente de chia (pH 7, 8 e 11), nas temperaturas de 50°C e 70 °C, durante 2 horas de agitação. O gel formado foi separado da semente por filtração, e seco em estufa a 50°C. Os sorvetes elaborados com a mucilagem apresentaram alto valor de overrun em pH 8 e derretimento mais lento em temperatura de extração de 70°C. Pela análise de cor, observou-se que os sorvetes apresentaram coloração próxima ao amarelo, sendo mais escuro que o sorvete elaborado com mucilagem extraída a 70°C. Os resultados da análise sensorial mostraram divergências na coloração, sendo esta diferença pode ser justificada pela coloração mais escura da mucilagem de chia em pH e temperatura elevada, e não diferiu em relação a sabor, textura e aparência global.
Palavras-chave: Análise sensorial
Condições de processo
Estabilidade de emulsão
Rendimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9439
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Okuda Fukase.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)394.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.