EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9434
Tipo: Artigo de Evento
Título: APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM PESSOAS COM EXCESSO DE PESO PÓS COVID-19 EM DIFERENTES SINTOMATOLOGIAS
Autor(es): HENRIQUE, Carlos Renato Pugliese
CAVALINI, Gustavo Rocha
LEMOS, Maurício Medeiros
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Resumo: Com o início da pandemia do novo Coronavírus e o surgimento de uma nova doença, a COVID-19; novas necessidades surgiram com o aparecimento de um paciente com seus sinais e sintomas característicos. Alguns pacientes podem acabar necessitando de um tratamento especializado, podendo ter um grave comprometimento pulmonar e, por ficarem muito tempo internados, existem grandes chances de o paciente necessitar de uma reabilitação a fim de recuperar a capacidade cardiopulmonar, dentre outros aspectos físico-funcionais. Pela possibilidade de longos períodos de inatividade, muitos pacientes pós-COVID acabam tendo suas atividades da vida diária comprometidas, sendo mais susceptíveis a doenças chamadas de hipocinéticas. Dessa forma, o presente estudo terá como objetivo avaliar capacidade cardiorrespiratória de pacientes após COVID-19 em diferentes sintomatologias (leve, moderado, grave/crítico), bem como verificar possíveis correlações entre o tempo de internação e variáveis cardiorrespiratórias obtidas no teste de esforço cardiopulmonar. Para tanto, serão recrutados 160 pacientes (sendo 80 pacientes de cada sexo), entre 19-59 anos de idade, com excesso de peso ou obesidade. Os pacientes serão convidados a realizar uma consulta médica e caso aptos, realizar-se-á o teste de esforço cardiopulmonar. A resposta dos pacientes frente aos sintomas será comparada via análise de variância de dois caminhos, utilizando o teste de Bonferroni, caso necessário. A correlação de Pearson será utilizada, a fim de analisar possíveis associações entre as respostas do tempo de internação e do teste cardiopulmonar, assumindo um nível de significância de 5%. Espera-se com base nos resultados direcionar propostas efetivas de reabilitação cardiorrespiratória, de acordo com a sintomatologia da COVID-19 e tempo de internação.
Palavras-chave: Obesidade
Reabilitação
Saúde do homem
Saúde da mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9434
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Renato Pugliese Henrique.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)475.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.