EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9433
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTOS DO ISOLAMENTO SOCIAL EM BIOMARCADORES METABÓLICOS DE ADOLESCENTES OBESOS
Autor(es): HENRIQUE, Carlos Renato Pugliese
HENRIQUES, Vitória Faria
MARQUES, Déborah Cristina
SANTOS, Isabella Caroline
OLIVEIRA, Fabiano Mendes de
BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
Resumo: A partir do surgimento do novo Coronavírus, a medida que se tornou mais eficaz para frear a disseminação do vírus, foi o isolamento social. Em virtude disso, o presente estudo teve como objetivo central avaliar os efeitos de 8 meses de isolamento social, em biomarcadores metabólicos (risco cardiometabólico e dano hepático), de adolescentes do sexo masculino, com obesidade. Foram avaliados 16 adolescentes antes e após 8 meses de isolamento social. Foram realizadas coletas de sangue para mensuração do risco cardiometabólico e dano hepático, com a análise da glicemia em jejum, do colesterol total (CT), das lipoproteínas de baixa densidade (LDL-c), das lipoproteínas de alta densidade (HDL-c), dos triglicerídeos (TG), da aspartato aminotransferase (AST), da alanina aminotransferase (ALT), da fosfatase alcalina e gama glutamil transferase (Gama GT). Como resultado, foram verificados: um aumento significativo na glicemia em jejum, CT, LDL-c, TG, TG/glicemia (TyG index), AST, ALT, relação TG/HDL-c, CT/HDL-c e LDL/HDL, além de uma redução significativa no HDL-c (p<0,05, para todas as comparações). Não foram verificadas diferenças significativas para a fosfatase alcalina e gama GT (p>0,05). A partir dos resultados encontrados, conclui-se que o período de isolamento social apresentou efeitos deletérios em biomarcadores de risco cardiometabólico (glicose em jejum e perfil lipídico), bem como em biomarcadores hepáticos.
Palavras-chave: Indicadores de doenças crônicas
Obesidade pediátrica
Promoção da saúde
Saúde do adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9433
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Renato Pugliese Henrique.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)575.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.