EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9401
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE A DESSALINIZAÇÃO DE MEMBRANAS DE GRAFENO
Autor(es): MOGGIO, Bianca Cristina
YAMAGUCHI, Natália Ueda
Resumo: A tecnologia de filtração com membranas vem se tornando o método mais promissor na área de dessalinização, com o aprimoramento do processo através da inserção de nanomateriais como o grafeno. Com o propósito de realizar um estudo no campo científico, apresentando o estado da arte da produção científica de modo a medir o desempenho dos pesquisadores para fornecer um panorama informativo a partir da coleção de artigos, a pesquisa bibliométrica sobre a dessalinização com membranas de grafeno foi compilada através da base de dados Web of Science. O número de publicações obteve um comportamento crescente, apresentando desenvolvimento de materiais, processos e aplicação da ciência, investigando o uso de nanotecnologias e analisando as propriedades quanto a permeabilidade de água, rejeição de sal e examinando as características anti-incrustantes e de resistência. A China demonstrou ser um grande contribuinte na área de pesquisa, seguida pelo Irã e o Estados Unidos. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts a organização financiadora de maior destaque, além da revista Desalination, destacada pelo maior número de publicações de artigos. A realização do estudo de membranas de grafeno para o uso da dessalinização revelou que as membranas de grafeno puro e associada a outro material apresentam resultados satisfatórios.
Palavras-chave: Nanotecnologia
Óxido de grafeno
Web of Science
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9401
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Cristina Moggio.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)1.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.