EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9393
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITOS DE UM PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL COM ENFOQUE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE ALIMENTAR DE IDOSOS
Autor(es): CERQUEIRA, Beatriz de Souza
CAMPINHA, Nathalia Lira
MARQUES, Déborah Cristina de Souza
SANTOS, Isabella Caroline
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Resumo: Evidências prévias apontam que à medida em que as pessoas envelhecem, são fundamentais estratégias para melhoria da qualidade de vida, como o aumento de intervenções que envolvam um envelhecimento ativo. Enfatiza-se, ações que estimulem a regularidade de atividade física e a manutenção de uma alimentação saudável, através de educação em saúde. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade alimentar de idosos participantes de um projeto multidisciplinar com enfoque na promoção da saúde. Para tanto, foram recrutados 27 idosos, com idade ≥ 60 anos (66,03 ± 3,68 anos), residentes na região de Maringá/PR. Para avaliar a qualidade alimentar, utilizou-se o índice de alimentação saudável (IAS), que foi coletado antes e após 12 semanas de intervenções multidisciplinares. A proposta foi desenvolvida durante 3 meses, com aulas teórico-práticas de nutrição, psicoeducação, farmácia, fisioterapia e atividade física, todas em grupo. O momento pré e pós-intervenção foi comparado via teste t pareado, assumindo um nível de significância de 5%. Foram observados valores superiores para o IAS após a intervenção (pré: 47,77 ± 14,23 pontos vs 56,29 ± 13,05, com p = 0,029). Em vista dos resultados obtidos, acredita-se que a abordagem multidisciplinar e intervenções cognitivo-comportamentais foram capazes de promover mudanças positivas na qualidade alimentar dos idosos.
Palavras-chave: Envelhecimento
Programas de bem-estar
Qualidade de vida
Senescência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9393
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz de Souza Cerqueira.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)531.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.