EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9374
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITOS DA RESTRIÇÃO PROTEICA DURANTE A LACTAÇÃO NO METABOLISMO LIPÍDICO HEPÁTICO EM RATAS WISTAR ADULTAS
Autor(es): ALMEIDA, Ariadny Martins de
OLIVEIRA, Julia Berno
VARGAS, Rodrigo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o metabolismo lipídico hepático de ratas Wistar adultas alimentadas com dieta hipoproteica durante a lactação. Para o experimento serão utilizados ratos da linhagem Wistar do sexo feminino, considerando o dia do nascimento como o dia 0 dos filhotes. Os animais serão divididos em dois grupos, o primeiro receberá dieta normoproteica (NP) padrão (Nuvital®, Curitiba/PR, Brasil) para roedores (23,3% de proteína), enquanto que o segundo grupo receberá dieta hipoproteica (low protein diet; LP; 4% de proteína) do dia 0 ao dia 14. Os grupos serão padronizados em número de 4 animais por caixa para todos os grupos, e permanecerão com as progenitoras até os 21 dias de vida quando serão desmamados. Após este período, receberão alimentação com dieta NP durante o período experimental do dia 15 ao dia 89. No dia 90 após 12 horas de jejum ocorrerá a pesagem e a coleta de amostra de sangue para dosagem dos valores plasmáticos basais de colesterol, triglicerídeos e HDL-colesterol. Os animais sofrerão eutanásia para a coleta de amostras das gorduras retroperitoneal, mesentérica, ovariana e uterina para avaliação do acúmulo de gordura, além de aproximadamente 500 mg do fígado de cada animal para posterior extração lipídica. Como resultados, espera-se que devido a restrição proteica alimentar durante a lactação, o metabolismo lipídico hepático das ratas altere-se de forma prejudicial, explicando assim os efeitos da programação metabólica que levam a alterações no metabolismo da glicose e diminuição do peso corporal na vida adulta.
Palavras-chave: Programação metabólica
Síndrome metabólica
Dieta hipoproteica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9374
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariadny Martins de Almeida.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)477.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.