EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/937
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE CONSUMO ESPECIFICO DE ENERGIA ELÉTRICA EM DE ESTÁBULO LEITEIRO NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): PEREIRA, Gislaine Silva
DAVID, Eduardo
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o consumo específico de energia elétrica em uma unidade de produção de leite no Noroeste do Paraná. O estábulo leiteiro o qual foi instrumento de pesquisa, está localizado em zona rural no município de Rondon, PR. A região possui bioma do tipo Mata-Atlântica, altitude de 389 m em relação ao nível do mar e área total de 555,125 km² (IBGE, 2012). Para coleta dos dados energéticos foi utilizado um analisador de energia portátil modelo RE4000, fabricado pela Embrasul. Os valores das variáveis foram integralizados de 15 em 15 min. No total foram três períodos de cinco dias, resultando em 15 dias de coletas. No primeiro período de coleta, fez-se uso integral (100%) da resistência de imersão para aquecimento de água na lavagem da tubulação e equipamentos de ordenha. No segundo período a resistência de imersão foi utilizada apenas para aquecimento de água no período vespertino, simulando 50% de sua utilização. No terceiro período, não se fez uso da resistência de imersão, simulando 0% de utilização.Com os dados obtidos dos três períodos de coleta foi elaborado gráfico para os valores de consumo específico de energia elétrica.Com a retirada da resistência de imersão no processo produtivo houve uma diminuição de 67% no consumo específico de energia. A principal contribuição deste estudo reside na possibilidade da utilização de fontes alternativas para aquecimento da água de lavagem, refletindo assim na diminuição do consumo de energia elétrica no processo produtivo e conseqüente maior lucratividade do produtor.
Palavras-chave: resistência de imersão
processo produtivo
consumo de energia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/937
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79407.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias192.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.