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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9348
Tipo: | Artigo |
Título: | A percepção do espaço para o ensino de artes visuais e suas influências no comportamento humano |
Autor(es): | TOMMASI, Cláudia de Oliveira |
Primeiro Orientador: | MENEZES JÚNIOR, Cássio Tavares de |
Resumo: | Discute-se o planejar de uma edificação que possibilite livre frequentação da arte pelas pessoas, bem como a evolução da qualidade do ensino da sensibilidade com o intuito de enriquecer a formação da identidade, por meio de incontáveis possibilidades artísticas. Um breve histórico dos caminhos percorridos pela arte até o momento, levanta questões de desigualdade de acesso e frequentação. Então, desmistifica-se a ideia de que uma escola de artes seja apenas para privilegiados ou pessoas provenientes de ambientes com características sociais e culturais favoráveis. Tal esforço pontua que o ensino do não-racional decorre de circunstâncias materiais e de meios concretos, salientando que o ajuste dos sentidos ao seu ambiente material, explora significados advindos de um coerente controle de incidência de luz no ambiente construído, com autoridade para determinar o aspecto final do desenho. Posteriormente, encontra elementos que reconhecem o poder influenciador da arquitetura para o enriquecimento cultural, longe da lógica racional, pois um ambiente estimulador pode, sim, contribuir para a evolução da sociedade, em qualquer lugar. |
Abstract: | It is discussed the planning of a building that allows free access to art by the people, as well as the evolution of the quality of teaching sensitivity with the intention of enriching the formation of identity, through countless artistic possibilities. A brief history of the paths taken by art to date, raises questions of inequality of access and attendance. Thus, the idea that an art school is only for privileged people or people coming from environments with favorable social and cultural characteristics is demystified. This effort points out that the teaching of the non-rational derives from material circumstances and concrete means, emphasizing that the adjustment of the senses to its material environment explores meanings derived from a coherent control of light incidence in the constructed environment, with authority to determine the final aspect of the drawing. Subsequently, it finds elements that recognize the influencing power of architecture for cultural enrichment, far from rational logic, because a stimulating environment can, yes, contribute to the evolution of society, anywhere. |
Palavras-chave: | arquitetura arte educação luz |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | TOMMASI, Cláudia de Oliveira. A percepção do espaço para o ensino de artes visuais e suas influências no comportamento humano. 23f. 2022. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9348 |
Data do documento: | 29-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | ARQUITETURA E URBANISMO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Trabalho de conclusão de curso TCC.pdf | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá | 10.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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