EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/930
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA SOBRE OS MODELOS DE CALIBRAÇÃO
Autor(es): PEREIRA, Renata Cristiane
HARA, Anderson Takashi
DOMINGUES, João Vitor da Silva
BORTOLOZZI, Daniela D'Orazio
GONÇALVES, Antonio Carlos
FOLEGATTI, Marcos Vinícius
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar a temperatura do ambiente em relação aos componentes do sistema do equipamento TDR (Time Domain Reflectometry). Avaliou-se a influência da temperatura sobre os modelos de calibração de sondas, as avaliações foram realizadas a partir de mostras deformadas de um solo identificado como Nitossolo. A umidade do solo tem sido uma informação primordial para o manejo na agricultura irrigada, visto que, o manejo da irrigação é influenciado pela umidade presente no perfil do solo. A técnica que utiliza o equipamento de TDR, apresenta vantagens que possibilita monitorar a umidade do solo de maneira eficiente, pois em função do custo alto envolvido, a produção artesanal de sondas vem sendo consolidada. No entanto, as mesmas têm sido afetadas pela variação de temperatura do ambiente, tais interferências apresentam são capazes de causar alterações nas leituras do equipamento. Avaliações preliminares, revelam que tais variações podem promover alterações substanciais, nos valores de constante dielétrica mensuradas pelo equipamento. Desta forma, um modelo de calibração a ser empregado em um determinado solo, pode sofrer a influência da temperatura, necessitando de uma padronização em relação a variável umidade do solo.
Palavras-chave: Constante Dielétrica
Irrigação
TDR
Umidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/930
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79659.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias380.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.