01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECÂNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9243
Tipo: Artigo
Título: Desenvolvimento de projeto conceitual de ferramenta de poda para viabilização da implantação de robô para a manutenção da arborização urbana de Maringá: estudo de caso
Autor(es): ARAUJO, Jair Junior Fernandes
Primeiro Orientador: MAGAN, Murillo Vilela
metadata.dc.contributor.referee1: RODRIGUES, Anderson
metadata.dc.contributor.referee2: LOUREIRO, Leandro Thiago
metadata.dc.contributor.referee3: MAGAN, Murillo Vilela
Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa aplicada, voltada a desenvolver um novo conceito de ferramenta para poda, focado em tornar o processo mais dinâmico através da robotização do mecanismo, almejando atender com um padrão de qualidade, referenciados em normas e literaturas, partindo do contexto da larga demanda das árvores nas vias públicas da cidade Maringá, Paraná onde são corriqueiras as quedas de até centenas de árvores em único dia tempestuoso que sobrecarregam a manutenção da arborização pública. A pesquisa coletou dados de fontes primárias, diretamente dos órgãos oficiais junto de pesquisa de campo e via levantamento bibliográfico dos métodos de podas e a análise da literatura de sistemas na robótica, sendo da natureza quali-quantitativa. Ao final apresenta-se o esboço do novo conceito onde se prevê o escoamento das podas através de um duto para redução de movimentações na atividade de poda que pode ser acoplado aos robôs a serem desenvolvidos para pesquisas do estudo de caso e empregados diretamente em guindautos em caráter emergencial.
Abstract: This work presents an applied research project, aimed at developing a new concept of pruning tool, focused on making the process more dynamic through the robotization of the mechanism, always meeting a quality standard, referenced in norms and literature, starting from the context the large demand for trees on public roads in the city of Maringá, Paraná, where they are commonplace, as hundreds of trees fall in a single stormy day, which overloads the maintenance of public afforestation A survey collected data from primary sources, directly from official bodies along with field research, and via a bibliographic survey of pruning methods and the analysis of the literature of systems in robotics, being of a quality-quantitative nature. In the end, the outline of the new concept is presented, which foresees the flow of pruning through a duct to reduce movements in the pruning activity that can be coupled to robots developed for case study research and used directly in cranes on an emergency basis.
Palavras-chave: Gestão pública
Preservação ambiental
Robótica.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: ARAUJO, Jair Junior Fernandes. Desenvolvimento de projeto conceitual de ferramenta de poda para viabilização da implantação de robô para a manutenção da arborização urbana de Maringá: estudo de caso. 32f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9243
Data do documento: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNICESUMAR – Universidade de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Mecânica, sob a orientação do Prof. Me. Murillo Vilela Magan.841.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.