01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECÂNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9240
Tipo: Artigo
Título: Análise do balanço financeiro de uma usina que poderia utilizar a vinhaça e a torta de filtro para fins geracionais ao invés da adubação
Autor(es): TAVARES, João Vitor Queiroz Lima
Primeiro Orientador: CALDERARO, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: CALDERARO, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: MORO, Fernando
metadata.dc.contributor.referee3: GALO, Camila
Resumo: Otimizar ao máximo seus lucros e ao mesmo tempo ser sustentável é o grande desafio das grandes empresas em nossa época, a indústria sucroalcooleira talvez seja o melhor exemplo que se possa citar, praticamente tudo é aproveitado e reaproveitado em seus processos. A implantação de uma biodigestora pode contribuir ainda mais com estes valores contemporâneos, utilizando a vinhaça e a torta de filtro para gerar energia através de biogás ou biometano, ao passo que se usa a matéria decomposta na fertilização. O objetivo deste trabalho é avaliar o balanço financeira de uma indústria que poderia utilizar sua vinhaça e sua torta de filtro para produção energética e não somente para a fertilização. Desta maneira, foi feito um estudo de caso com a Usina Alto Alegre, calculando a geração de biogás ou ainda biometano para a cogeração e sua comercialização, analisando o investimento para tal e o tempo esperado para se ter lucro.
Abstract: Optimizing their profits to the maximum and at the same time being sustainable is the great challenge of large companies in our time, the sugar and alcohol industry is perhaps the best example that can be cited, practically everything is used and reused in its processes. The implementation of a biodigester can further contribute to these contemporary values, using vinasse and filter cake to generate energy through biogas or biomethane, while using decomposed matter in fertilization. The objective of this work is to evaluate the financial balance of an industry that could use its vinasse and filter cake for energy production and not just for fertilization. Thus, a case study was carried out with Usina Alto Alegre, calculating the generation of biogas or even biomethane for cogeneration and its commercialization, analyzing the investment for this, the expected time to make a profit.
Palavras-chave: Biogás.
Biometano.
Produção Energética
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: TAVARES, João Vitor Queiroz Lima. Análise do balanço financeiro de uma usina que poderia utilizar a vinhaça e a torta de filtro para fins geracionais ao invés da adubação. 24f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9240
Data do documento: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNICESUMAR – Universidade de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Mecânica, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Pereira Calderaro834.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.