EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/924
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE Eucalyptus grandis Hill ex Maiden SOBRE PLANTAS INVASORAS
Autor(es): SILVA, Carlos Augusto de Paulo da
RAMILDE, Izadora da Silva
OLIVEIRA, Jussara Ricardo de
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: Atualmente, o Brasil é um dos maiores consumidores de herbicidas em todo o mundo, fato este, que se dá ao aumento da resistência das plantas invasoras aos produtos disponíveis no mercado, e também ao uso incorreto dos mesmos. A alelopatia pode ser uma alternativa ecologicamente correta e que trará mínimos impactos ambientais ao local onde poderá ser utilizada, para auxilio no controle de plantas invasoras através da criação de bioherbicidas. Dentro deste contexto, temos o Eucalyptus grandis Hill ex Maiden como uma planta que possui efeito alelopatico sobre outras plantas, e por ser de fácil disponibilidade foi utilizado nesta pesquisa. Neste trabalho, a ação alelopatica do Eucalyptus grandis Hill ex Maiden será avaliada frente a cinco plantas invasoras de alta ocorrência nas lavouras brasileiras: Euphorbia heterophylla (Leiteiro), Amaranthus viridis (Caruru), Bidens pilosa (Picão-Preto), Cenchrus echinatus L. (Capim-Carrapicho) e Digitaria insularis (capim-amargoso). Será utilizado extrato aquoso de folhas secas de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden em concentrações de 0% (Testemunha), 25%, 50%, 75% e 100%, sendo avaliados a germinação e crescimento inicial das plantas invasoras, verificando porcentagem de germinação (%G), índice de velocidade de germinação (IVG) e comprimento e massa fresca e seca das plântulas. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo cada uma constituída por 25 sementes distribuídas em gerbox. Os dados serão avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Espera-se que ambos as concentrações reduzam a germinação e o crescimento inicial das plantas invasoras.
Palavras-chave: Alelopatia
bioherbicida
eucalipto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/924
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79474.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias191.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.