01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA ELÉTRICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9232
Tipo: Artigo
Título: Aplicação de conceitos de índustria 4.0 à automação de processos
Autor(es): COELHO, Alexandre Dos Santos
Primeiro Orientador: GENTILIN, Fábio Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: GENTILIN, Fábio Augusto
metadata.dc.contributor.referee2: MAGAN, Murilo Vilela
metadata.dc.contributor.referee3: LOUREIRO, Leandro Thiago
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, a elaboração da automação de um processo industrial, simulado em software, com a integração de plataformas IIoT, visando obter os dados de tal simulação em tempo real, para otimizar o fluxo de informações para que, se aplicado definitivamente em uma empresa, possa dar apoio à diversos setores gerenciais de tal. O sistema é desenvolvido através de uma plataforma de programação de controladores lógicos programáveis, no qual, possibilita a criação da lógica de controle do processo e seu sistema supervisório, visando simplicidade na operação e uma série de recursos almejados por empresas no seu processo produtivo. Por sua vez, a plataforma de fluxo de informações com recursos IoT, faz o intermédio entre uma rede de informações local e um servidor cloud, que armazena tais dados em sua plataforma e disponibiliza o acesso dessas informações de maneira remota, com segurança e praticidade.
Abstract: This work aims to develop the automation of an industrial process, simulate in software, with an integration of IIoT platforms, it aiming to get the data of such simulation in real time, to optimize the flow of information, so that, if applied definitely in a company, the system can support various managerial sectors. The system is developed through a programmable logic controller platform, which enables the creation of the process control logic and its supervisor system, it aiming simplification of operation and several features accomplished by companies in their production process. In turn, the flow information platform with IIoT features intermediates between a local information network and a cloud server, which stores such files on its platform and provide the remote access of these information, safely and conveniently.
Palavras-chave: Controladores lógicos programáveis
Internet da Coisas
Produção Industrial.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: COELHO, Alexandre dos Santos. Aplicação de conceitos de industria 4.0 à automação de processos. 26f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9232
Data do documento: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UNICESUMAR – Universidade de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia, sob a orientação do Prof. Me Fábio Augusto Gentilin.1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.