EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/916
Tipo: Artigo
Título: AFERIÇÃO DA MARCHA DE ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO EM SOJA COM HÁBITOS DE CRESCIMENTO DIVERSIFICADOS
Autor(es): PIANA, Samara Cavalli
BRACCINI, Alessandro
BATISTA, Marcelo Augusto
FELBER, Pedro Henrique
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
TAKAHASHI, Vanessa Formaggio
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi verificar o acúmulo de nitrogênio em cultivares de soja com hábitos de crescimento diversificados. Utilizou-se a cultivar CD 2610 IPRO de hábito determinado e a CD 2611 IPRO de hábito indeterminado. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com nove repetições. As coletas foram realizadas nos seguintes estádios fenológicos: V3, V5, V7, R1, R2, R4, R5.3, R5.4, R5.5, R6, R7.2 e R9, separando caule, folha, vagem e grão. Os tratamentos foram arranjados no esquema de parcelas subdivididas no tempo, em que as cultivares foram alocadas nas parcelas e as coletas nos tempos pré-determinados nas subparcelas. A determinação do N foi feita pela adaptação da metodologia Kjeldahl feita por Galvani e Gaertner (2006). O caule e a vagem apresentaram maior acúmulo de nitrogênio na cultivar de hábito determinado CD 2610 IPRO, indicando que a cultivar de hábito indeterminado pode requerer um nível maior de nitrogênio para atingir a eficiência fisiológica. Porém, em folhas, grãos e no total da planta não houve difereça. Com a marcha de absorção do nutriente, pôde-se observar o comportamento similar das cultivares.
Palavras-chave: absorção
nutrição
Glycine max (L.) Merrill
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/916
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79846.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias286.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.