EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9124
Tipo: Artigo
Título: A TRAJETÓRIA DO PROTAGONISTA DO CONTO “O PATINHO FEIO”: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA
Autor(es): VIANA, Andreia Albertoni Nunes
MARQUES, Andrea Grano
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
Resumo: A psicanálise ao se dedicar ao estudo dos contos de fadas revelou que as histórias infantis são instrumentos de comunicação intrapsíquica e que apresentam cenários propícios para que os conteúdos inconscientes se expressem. A Psicologia Analítica considerou que os contos de fadas favorecem também a estruturação da consciência, pois por meio da história a criança vai estruturando o ego, atualizando os arquétipos e se preparando para enfrentamentos futuros. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a trajetória do protagonista do conto “O Patinho feio”, sob a ótica da Psicologia Analítica. Trata-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva. Inicialmente será realizada pesquisa bibliográfica e, posteriormente, a análise do conto iniciando com a teoria do Inconsciente Coletivo abordando alguns de seus arquétipos: a grande mãe, o órfão e o herói; seguida da narrativa heroica do protagonista; e, finalmente a análise das etapas de consciência vivenciada pelo patinho feio na sua trajetória de individuação. Os resultados das análises contribuirão como uma perspectiva psicoterápica analítica capaz de auxiliar a criança na resolução ou apaziguamento de seu estado de desamparo e orfandade. Contribuirão também para a construção subjetiva na construção de novos caminhos no processo de individuação. Portanto, os resultados fornecerão elementos para a atenção e a promoção da saúde mental da criança e, consequentemente, do adulto.
Palavras-chave: Promoção da saúde
Psicologia analítica
Contos de fadas
Relação materno-filial.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9124
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreia Albertoni Nunes Viana.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)556.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.