01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9090
Tipo: Artigo
Título: Democratização e sustentabilidade no design de mobiliário
Autor(es): MADUREIRA, Eduardo akkari
Primeiro Orientador: VIEIRA., Fernanda Di Benedetto
metadata.dc.contributor.referee1: VIEIRA., Fernanda Di Benedetto
metadata.dc.contributor.referee2: ALVES, Paulo Renato de Castro
metadata.dc.contributor.referee3: MOREIRA, Fabia Rosas
Resumo: Com o desenvolvimento da indústria e consolidação do capitalismo, o design se estabeleceu e expandiu como profissão. Apesar de associada à uma prática artística arbitrária, é extremamente importante para determinação dos ideais e costumes sociais, assim como, tem um papel importantíssimo no âmbito da sustentabilidade, por ser a ferramenta que propõe novos produtos que levem em conta fatores ambientais e os ciclos técnicos e biológicos dos materiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um mobiliário através do uso de plástico como material principal, aplicando conceitos de design e de sustentabilidade que consideram dinâmicas ambientais e socioeconômicas, bem como, explorar as conclusões decorrentes deste processo de criação.
Abstract: With the development of industry and consolidation of capitalism, design established itself and expanded as a profession. Despite associated with an arbitrary artistic practice, it is extremely important in determining social ideals and customs, as well as having a very important role in the field of sustainability, as it is the tool to propose new products that take into account environmental factors and technical and biological cycles of materials. Thus, this work aims to develop furniture through the use of plastic as the main material, applying concepts of design and sustainability that consider environmental and socioeconomic dynamics, as well as exploring the conclusions arising from this creation process.
Palavras-chave: Plástico
Reciclagem
Seriação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: MADUREIRA, Eduardo akkari. Democratização e sustentabilidade no design de mobiliário. 26f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9090
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel (a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do Prof. Fernanda Di Benedetto Vieira.28.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.