01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9077
Tipo: Artigo
Título: A arquitetura e o despertar de sensações
Autor(es): BITENCOURT, Gabriela Zacheo
Primeiro Orientador: GOMES, Cesar Henrique de Godoy
Resumo: O presente artigo tem por finalidade compreender a importância da percepção e dos sentidos na constituição de espaços arquitetônicos especialmente voltados para idosos, como centros de convivência e habitações coletivas. Sendo assim, a partir de pesquisas bibliográficas, buscou-se apresentar a influência dos cinco sentidos no desenvolvimento da percepção individual e assimilar a relação das características físicas dos espaços com a incitação de estímulos, alterações de ritmos biológicos e sensações como relaxamento, atenção ou o despertar da imaginação, amenizando o estresse, a partir de estudos sobre a Neuroarquitetura e o bem-estar. Por fim, tendo em vista a possibilidade de proporcionar uma vivência de terceira idade mais saudável e ativa a um mundo que se encontra em processo de envelhecimento populacional, é possível reconhecer a essencialidade de um processo projetual voltado ao usuário, a fim de alcançar as sensações de identificação e proximidade do mesmo com o ambiente.
Abstract: This article has a purpose to understand the importance of perception and the meaning in formating of architecture spaces for seniors, like acquaintanceship centers and collective housing. Consequently, from then bibliographic searches, pursuit show the influence of the five senses in the development of the individual perception and take into the physical character of the spaces with incitement of incentive, change of biological rhythm and sensations like relaxing, attention, or awakening of the imagination, easing the stress, from the studies about the Neuroarchitecture and well-being. Lastly, owing to the possibilities of providing an experience for senior citizens healthier and active in a world that is in the process of population aging, it is possible to recognize essentiality of a project for this people, to achieve and identify sensations and proximity with the ambience.
Palavras-chave: Arquitetura Sensorial
Percepção
Psicologia Ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: BITENCOURT, Gabriela Zacheo. A arquitetura e o despertar de sensações. 68f. 2021. Unicesumar- Universidade de Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9077
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do Prof. Me. Cesar Henrique de Godoy Gomes.48.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.