EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9053
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO E ADUBAÇÃO NA LIXIVIAÇÃO DE SÓDIO NO PERCOLADO EM SOLO ARENOSO
Autor(es): SOUZA, Ana Claudia Sossai
SOARES, Bruna Lana Campanenute
SOARES, Nayara Regina Campanenute
MIOTO, Liliane Scabora
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
Resumo: O déficit hídrico é uma problemática atual de relevância mundial, sendo necessária a busca de alternativas mitigadoras, como o reuso planejado de águas residuárias, alternativa instaurada com sucesso nos países desenvolvidos, aplicado para diversos fins, inclusive na agricultura. No entanto devem ser tomadas precauções quanto ao manejo do efluente, visando o controle e monitoramento para minimizar impactos causados ao meio ambiente com efeitos nocivos ao solo e a água. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar e comparar o impacto da aplicação de doses crescentes de efluente doméstico (ED) e adubação na lixiviação de sódio em colunas de solo, durante 60 dias do ciclo da cultura do milho (Zea mays L.) para fins de silagem. O experimento foi conduzido no Centro Técnico de Irrigação (CTI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial com Latossolo Vermelho distrófico de textura arenosa. Os tratamentos foram constituídos da testemunha T0, que recebeu apenas água de poço, quatro doses crescentes de efluente doméstico: T1-150; T2-300; T3-450 e T4-600 m3 ha-1, com e sem adubação, e quatro repetição por tratamento. Foram realizadas coletas do percolado em cada parcela experimental, sendo avaliada a concentração de sódio lixiviado do percolado. Com base nos resultados observou-se o aumento dos valores de sódio com as crescentes doses de ED aplicadas, sendo influenciado pela adubação.
Palavras-chave: Água residuária
Impacto ambiental
Lixiviação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9053
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Claudia Sossai Souza2.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)365.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.