EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9024
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA MORBIDADE HOSPITALAR POR DEFICIENCIA DE FERRO EM IDOSOS NO ESTADO DO PARANÁ, 2017-2021
Autor(es): CONTEÇOTTO, Amanda Caroline Trassi
FONSECA, Stéphane Raquel Almeida Velande da
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
CARVALHO, Isabelle Zanqueta
CASTRO, Juliana Cristina
BENNEMANN, Rose Mari
Resumo: A anemia em idosos é muito comum, e está diretamente relacionada a desfechos clínicos, que podem interferir na qualidade de vida, além de contribuir para aumento do risco de quedas, declínios cognitivos, aumento do tempo de internação hospitalar e óbito. O ferro é essencial para produção de hemoglobina, sua obtenção ocorre por meio de uma alimentação adequada ou por meio da reciclagem de hemácias vermelhas. Nos idosos a deficiência de ferro não é consequência apenas de fatores biológicos, mas também por fatores alimentícios. Em vista disso, o objetivo do estudo foi analisar a morbidade hospitalar de idosos acometidos com anemia por falta de ferro por regiões do Paraná durante o período entre 2017 a 2021. Utilizou-se a base de dados do DATASUS, a partir da seleção das opções de mortalidade em informações de saúde TABNET, da morbimortalidade e CID 10, anemia por falta de ferro para os sexos feminino e masculino, nas regiões do Paraná. Como público alvo, selecionou-se a faixa etária 1, com estratificação dos seguintes grupos etários: de 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 anos e mais. Para a pesquisa teórica foram utilizadas bases de dados científicas como Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. O total de idosos de 60 a 80 anos e mais que apresentaram internações, motivadas por anemia por falta de ferro, correspondeu a 9.462,43 indivíduos. A região leste apresentou maiores índices de idosos com deficiência de ferro. Em relação ao sexo os homens foram mais acometidos quando comparados as mulheres.
Palavras-chave: Anemia
Idosos
Morbidade
Prevenção
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9024
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Caroline Trassi Conteçotto.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)440.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.