Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8992
Tipo: | Artigo |
Título: | Segurança Viária - relatório de inspeção de segurança rodoviária: BR - 277 Curitiba - Paranaguá |
Autor(es): | SOUZA, Lucas Wesley Pereira de |
Primeiro Orientador: | PRUSSAK, Anderson |
Resumo: | As rodovias federais em operação no Brasil são em sua maioria projetadas e executadas após a década de 1920, quando os veículos automotores dificilmente ultrapassavam a velocidade de 40 km/h. Nos dias de hoje, facilmente, todos os veículos alcançam um valor de 100 km/h em poucos segundos. Os veículos se aperfeiçoaram e as estradas continuaram as mesmas, ou seja, faz-se necessário medidas corretivas nas rodovias, de modo a evitar a grande quantidade de acidentes que porventura possam vir a ocorrer. Uma das alternativas de se garantir rodovias mais seguras é a inspeção e classificação das rodovias por estrelas, através da metodologia iRAP. A classificação é feita de 1 até 5 estrelas, sendo 1 para rodovias muito inseguras e 5 para rodovias seguras. O presente artigo avaliou a rodovia BR-277 PR, entre Curitiba e Paranaguá de acordo com a metodologia iRAP, nos locais onde se presenciou acidentes com vítimas fatais, 25 ao todo, no ano de 2019. Para os casos onde se constatou classificação inferior a 3 estrelas foram propostas corretivas de baixo custo com o objetivo de melhorar a classificação por estrelas. |
Abstract: | The federal highways in operation in Brazil are mostly designed and executed after the 1920s when motor vehicles hardly exceeded the speed of 40 km/h. Nowadays, easily, all vehicles reach the value of 100 km/h in a few seconds. The vehicles have improved and the roads have continued as such, that is, corrective measures on the highways are necessary in order to avoid the large number of accidents that may happen. One of the alternatives to guarantee safer highways is the classification and classification of highways by stars, using the iRAP methodology. The classification is made from 1 to 5 stars, being 1 for very unsafe roads and 5 for safe roads. This article evaluated the BR-277 PR highway, between Curitiba and Paranaguá according to the iRAP methodology, in the places where accidents with fatal victims were witnessed, 25 in all, in the year 2019. For cases where a classification lower than 3 stars low cost corrective proposals with the aim of improving a star rating. |
Palavras-chave: | iRAP Rodovias seguras Classificação de rodovias por entrelas |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | SOUSA, Lucas Wesley Pereira de. Segurança Viária - relatório de inspeção de segurança rodoviária: BR - 277 Curitiba - Paranaguá. 2020. 48f. Trabalho Final de Graduação - Engenharia Civil– Unicesumar Centro Universitário, Curitiba, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8992 |
Data do documento: | 1-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 4.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.