CAMPUS CURITIBA 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8986
Tipo: TCC
Título: Das assimetrias de gênero a(In) segurança da mulher no território urbano: Centro de referência e apoio à mulheres vítimas de violência em Curitiba
Autor(es): AMARAL, Wanderson Schmidt
Primeiro Orientador: PIMENTEL, Andrezza
Resumo: A partir de novas leituras socioespaciais, a conscientização a respeito da opressão e do papel dos gêneros na construção de dinâmicas sociais tem ganhado cada vez mais visibilidade. Em uma sociedade historicamente marcada pela desigualdade e pela dominação patriarcal, a mulher vem conquistando seus direitos frente a invizibilização e a violência em que muitas delas são acometidas. Porém, embora se constitua como figura ativa no desenvolvimento social e econômico, ainda sim tem seu papel associado ao lar, onde muitas das vezes, nem a ele estão seguras. São nítidas as fragilidades no âmbito das políticas públicas no combate as desigualdades de gênero, uma vez que não há a devida incorporação desta perspectiva nas estratégias de gestão e planejamento urbano, os dados apontam um cenário de alerta em relação grande número de vítimas de violência registradas no último ano. Ao encarar o urbanismo como um discurso de poder, este trabalho pretende apropriar-se de teorias em estudos urbanos como instrumento no combate violência. Tem como objetivo geral, validar a discussão acerca das assimetrias de gênero a partir de uma solução arquitetônica que atue como suporte na segurança e apoio da mulher no território urbano. Espera-se que este trabalho possa fomentar a discussão acerca da violência urbana e das políticas públicas a favor da mulher. Que o compilado de informações discutidas nesta monografia, também possa, criar visibilidade e trabalhar em apoio de outras minorias.
Palavras-chave: Gênero
Segurança Pública
Território Urbano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: AMARAL, Wanderson Schmidt. Das Assimetrias de Gênero a (In)Segurança da Mulher no Território Urbano: Centro de referência e apoio a mulheres vítimas de violência em Curitiba. 2020. Quantidade de páginas. Monografia Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo – Faculdade Cesumar, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8986
Data do documento: Dez-2020
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.