01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8964
Tipo: Dissertação
Título: Programa interdisciplinar para a promoção da saúde em adolescentes com excesso de peso ou obesidade: efeitos de diferentes metodologias de treinamento concorrente na aptidão física relacionada à saúde e risco cardiometabólico
Autor(es): VALLADARES , Debora Canonico e Silva
Primeiro Orientador: BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Segundo Orientador: BERTOLINI , Sonia Maria Marques Gomes
Resumo: Mudanças no estilo de vida envolvendo nutrição e atividade física permanecem como a base da abordagem de promoção da saúde na obesidade infantil, bem como na adolescência. O objetivo principal deste estudo foi investigar os efeitos da ordem de exercícios físicos sobre a composição corporal, aptidão física e risco cardiometabólico em adolescentes com excesso de peso ou obesidade, participantes de um programa interdisciplinar com foco na promoção da saúde. As análises finais após 12 semanas de intervenção envolveram 33 adolescentes do sexo feminino, que foram divididas em dois grupos de treinamento concorrente (TC): resistência mais treinamento aeróbico e treinamento aeróbico mais resistência, com a equalização realizada em todos os exercícios físicos. A única mudança entre os dois grupos foi a ordem em que os exercícios foram executados. Os resultados mostraram reduções na massa gorda, percentual de gordura corporal e circunferência da cintura, assim como aumento da massa musculoesquelética e taxa metabólica basal, após o período de intervenção multiprofissional (p< 0,05). No entanto, não foram observadas diferenças significativas em termos de peso corporal, índice de massa corpórea, circunferência do pescoço ou circunferência do braço (p> 0,05). A força isométrica máxima, a resistência da força abdominal e o consumo máximo de oxigênio produziram aumentos significativos após o período de intervenção para ambos os grupos experimentais (p< 0,05). Conquanto, não foram observadas diferenças quanto à flexibilidade e força máxima de membros superiores para ambos os grupos experimentais (p> 0,05). Houve reduções também na insulina, HOMA-IR, colesterol total, triglicérides e lipoproteínas de baixa densidade (p< 0,05), para os dois grupos experimentais. Por sua vez, uma interação entre o grupo treinamento resistido mais aeróbio apresentou valores menores para os triglicérides, quando comparado a si mesmo antes do período de intervenção (p= 0,002). Contudo, nenhuma diferença foi encontrada para a glicemia de jejum para ambos os grupos (p> 0,05). Vale ressaltar que as variáveis de equalização de treinamento não apresentaram diferenças entre os dois grupos, no decurso das intervenções (p> 0,05). Com base nos resultados apresentados, conclui-se que ambos os métodos de TC foram eficazes nos parâmetros de promoção de saúde em adolescentes do sexo feminino, com excesso de peso ou obesidade. Finalmente, os valores dos triglicérides denotaram maior impacto no grupo: treinamento resistido, seguido das atividades aeróbias. Assim, futuros estudos com amostras maiores devem ser realizados, a fim de confirmar ou refutar os achados observados.
Palavras-chave: Saúde do adolescente
Risco cardiometabólico na infância
Obesidade infantil
Fisiologia do exercício
Promoção de saúde
Pesquisa interdisciplinar
CNPq: INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8964
Data do documento: 23-Mai-2019
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEBORA CANONICO E SILVA VALLADARES.pdfDissertação1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.