Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
| Autor(es): | SILVA , Ivan Vieira da |
| Primeiro Orientador: | URPIA , Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
| Segundo Orientador: | FORNO, Letícia Fleig Dal |
| Resumo: | Nos últimos anos, houve um aumento do número de pesquisas publicadas que discutem sobre os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta literatura relata que o aluno com TEA enfrenta certas dificuldades, principalmente no que diz respeito à sua inclusão efetiva, o que contribuiria para um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em propor o uso de práticas de Gestão do Conhecimento no contexto escolar para contribuir no processo educacional do município de Toledo-PR, de modo a cooperar com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Especial inclusos na Alfabetização e no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, a presente pesquisa, quanto aos procedimentos, se enquadra como um estudo de casos múltiplos, tendo como foco o professor regente que leciona para alunos Autistas da rede municipal de ensino do município de Toledo-PR. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados através de documentos oficiais do município e por meio de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as escolas do município têm determinadas limitações pedagógicas, como também necessidades de materiais para se trabalhar com alunos especiais, sobretudo os com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim, a partir de tal constatação, este estudo sugeriu um modelo de Repositório Institucional (RI) que poderá ser adaptado ou constituído para o contexto da Educação Básica, especificamente, as escolas com alunos especiais, sobretudo os com TEA. |
| Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Teorias de aprendizagem Autismo |
| CNPq: | INTERDISCIPLINAR |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961 |
| Data do documento: | 28-Jan-2019 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IVAN VIEIRA.pdf | Dissertação | 2.21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

